Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Afinal, quantos passos devo caminhar por dia para emagrecer?

Deve caminhar 10 mil passos em 1 hora para emagrecer.

Afinal, quantos passos devo caminhar por dia para emagrecer?
Notícias ao Minuto

16:00 - 06/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Para queimar calorias, o ritmo da caminhada dever ser regular e constante. Segundo o médico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia, cirurgião ortopedista e traumatologista, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), no Brasil, em declarações à revista Exame para ajudar a manter a forma, a caminhada é uma ótima opção.

“Caminhar dez mil passos durante uma hora costuma ser adequado para quem quer perder peso. Desta maneira, a caminhada ajuda a queimar gordura. Para emagrecer é necessário caminhar pelo menos três dias por semana nesta intensidade numa única sessão de exercício físico.

De acordo com o médico, a inclinação do terreno também influencia os resultados. “Como uma atividade física aeróbica, a caminhada tem os mesmos efeitos que a corrida, o ciclismo e a natação quando se trata de gasto calórico. Com a finalidade de queimar calorias, o que vai variar é a quantidade de exercício físico e o tempo dedicado a cada modalidade. Calorias são unidades de energia necessária para manter o corpo a funcionar. As funções básicas, como manter o funcionamento de células, coração, rins, pulmões e outros órgãos, e conservar a temperatura do corpo, são processos metabólicos e ocorrem mesmo quando o corpo está em repouso”.

Acrescentando: “Para queimar calorias, o ritmo da caminhada deve ser mantido. Quem quer iniciar um programa para perder peso através da caminhada, deve começar por andar 1.500 metros em quinze minutos. Para saber a distância a percorrer, divida o número 300 pelo peso do corpo. Por exemplo, uma pessoa de sessenta quilos deve caminhar em média cinco quilómetros. A progressão deve ser feita pela distância percorrida ou pelo tempo de duração da atividade”.

A velocidade e a duração personalizada “somente poderão ser determinadas utilizando o teste de esforço, que deverá ser de 65% a 85% da frequência máxima cardíaca”, ensina o cirurgião, que ainda indica que a fórmula para estimar o gasto calórico enquanto caminha é avaliar o terreno pelo qual o trajeto será feito, multiplicar o índice pelo peso do corpo e dividir pela duração do treino. “O índice varia de acordo com o esforço necessário para subir, descer ou andar em terreno plano”.

+ Descubra como fazer a dieta da água com limão.

Gasto calórico na caminhada:

Tipo de terreno – Índice – Duração do exercício físico:

- Caminhar numa superfície plana – 6,5 – 60 minutos;

- Caminhar a subir um terreno inclinada – 7,0 – 60 minutos;

- Caminhar a descer – 3,0 – 60 minutos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório