Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dietas líquidas podem ser a cura para a diabetes de tipo 2

Dietas liquidas de baixo teor calórico prescritas pelos médicos custariam menos anualmente ao sistema de saúde e seriam mais eficazes no tratamento da diabetes de tipo 2, ao invés da toma de fármacos – sugere um estudo britânico.

Dietas líquidas podem ser a cura para a diabetes de tipo 2

Quando 277 indivíduos morbidamente obesos foram colocados numa dieta de restrição calórica durante três meses e monitorizados após um ano, a perda rápida de peso levou ao emagrecimento a longo prazo, comparativamente a pessoas que seguiram dietas menos rigorosas.

“A manutenção e retenção do programa – foi excecionalmente maior entre quem seguiu uma dieta liquida de baixa restrição calórica, de 89%”, referiu o líder da pesquisa Mike Lean, da Universidade de Glasgow, em declarações ao The Guardian.

No estudo que foi publicado no periódico científico British Medical Journal, o cientista disse que a nova estratégia oferece aos pacientes a chance de uma cura.

O seu principal argumento é que a dieta indicada se trata de um programa alimentar nutritivo e cuidadosamente estruturado, com o intuito de conseguir a perda de peso a longo prazo dos indivíduos, podendo o método ser aplicado aos doentes por nutricionistas e enfermeiros.

Ou seja, trata-se para além de uma dieta eficaz no combate à diabetes de tipo 2, de um método relativamente simples, prático e económico, comparativamente à toma de drogas que na maioria das vezes não resolvem de todo o problema.

Como tal, o Sistema de Saúde Britânico (NHS), vai testar o novo programa de restrição calórica como primeiro tratamento preferencial para pacientes diagnosticados com diabetes de tipo 2.

Para um grupo restrito de 500 doentes, os seus médicos de família serão encorajados a prescreverem uma dieta liquida de pouco mais de 800 calorias diárias por dia, durante três meses, ao mesmo tempo que serão devidamente monitorizados e apoiados.

A iniciativa inédita é financiada pela organização britânica Diabetes UK, que garante que o consumo de dietas de restrição calórica podem ser responsáveis pela remissão da diabetes de tipo 2.

No passado mês de agosto, um estudo revelou que as células do pâncreas que produzem insulina podem ser ‘reiniciadas’ assim que a remissão da diabetes ocorre.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório