Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O leitor perguntou: Comer canja ou alho ajuda a curar a gripe?

A gripe é sem dúvida alguma a doença do inverno. A infeção que atinge as vias respiratórias superiores é provocada por mais de 200 tipos de vírus, mas será que no que refere à cura as mezinhas caseiras funcionam? Ou se trata apenas de mito?

O leitor perguntou: Comer canja ou alho ajuda a curar a gripe?
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atchim

Na essência de qualquer remédio caseiro, está a ideia de que este irá reforçar o sistema imunitário

Quando um vírus entra no organismo, depara-se com dois mecanismos de defesa: o sistema imune inato (ou natural) tenta expulsar as células invasoras, enquanto o sistema imune adaptativo (ou adquirido) tem como alvo agentes patogénicos específicos com os quais o corpo já entrou em contacto previamente. Ou seja, criando assim células de memória dos novos para que o organismo seja capaz de combatê-los caso voltem.

Daí que por exemplo só se apanhe normalmente sarampo uma vez na vida, enquanto o resfriado comum - que muda a sua aparência à medida que passa de uma pessoa para a outra, confundindo as células de memória – podemos contrair inúmeras vezes.

Não é novidade que o estilo de vida e a dieta afetam a resistência do sistema imunitário.

Porém, e como o sistema imunitário dos indivíduos saudáveis só fica debilitado quando há uma carência de vitaminas ou minerais, reforçar a dieta com os chamados "alimentos que fazem bem para a constipação" não vai fazer muita diferença se já tivermos uma alimentação relativamente equilibrada, explica Charles Bangham, diretor da Divisão de Doenças Infecciosas da instituição de ensino superior Imperial College London, no Reino Unido.

Os suplementos

Apesar disso, estudos que pretendem encontrar possíveis curas para a constipação descobriram que sim, certos suplementos podem fazer a diferença.

A grande maioria das pesquisas foca-se em suplementos, ao invés de alimentos - na verdade, nenhum estudo confiável foi feito para analisar, por exemplo, se a canja de galinha pode realmente ser um medicamento eficaz.

Mas um suplemento que pode ajudar é um remédio caseiro popular: o alho. Um estudo analisou 146 adultos saudáveis que tomaram um placebo ou um suplemento diário de alho por 12 semanas durante o inverno. No grupo do placebo foram registados 65 constipações, resultando em 366 dias de doença. Já entre aqueles que tomaram o suplemento de alho foram contabilizados apenas 24 constipações, somando 111 dias de doença.

Outro suplemento que os indivíduos buscam quando sentem os primeiros sintomas de gripe é a vitamina C. Algumas pesquisas sugerem que também pode ajudar - embora não tanto quanto provavelmente crê.

Uma meta-análise de 29 estudos sobre suplementos de vitamina C não chegou à conclusão que os suplementos diminuem de facto muito o risco de gripe ou que aliviam os sintomas associados. Mas identificou uma redução na duração das gripes - de 14% no caso de crianças, e de 8% em adultos.

O sumo de laranja talvez não seja tão útil: não há evidências sólidas de que pode ajudar a prevenir gripes, aliviar os sintomas ou reduzir a duração das mesmas.

Isso acontece porque o sumo não contém doses de vitamina C suficientemente altas para ter o mesmo impacto que os suplementos diários, diz Harri Hemilä, investigador de saúde pública da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, e autor da revisão de estudos sobre suplementos de vitamina C.

Uma garrafa pequena de sumo de laranja fresco tem cerca de 72mg de vitamina C, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - que é mais do que a quantidade mínima diária recomendada de 40mg, mas ainda assim fica aquém do que muitos suplementos oferecem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório