Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Diga não às doenças do frio: 3 dicas para fortalecer o sistema imunitário

Os meses frios são uma provação e um convite a uma série de doenças para muitos, porém outros indivíduos passam esta época do ano sem sequer dar um espirro… mas afinal, qual será o seu segredo?

Diga não às doenças do frio: 3 dicas para fortalecer o sistema imunitário

Praticar exercício físico regularmente é um ótimo candidato. “Se tiver em conta todos os fatores de estilo de vida que diminuem a incidência do número de dias durante os quais é afetado por constipações ou gripes, ser uma pessoa fisicamente ativa é o mais importante”, explica David Nieman, professor de saúde pública e diretor do Laboratório de Performance Humana, na Universidade Appalachian State, nos Estados Unidos, em declarações à revista TIME.

Nieman passou décadas a examinar os efeitos da atividade física na saúde humana e no sistema imunitário. Num dos estudos que conduziu, ele e os seus colegas concluíram que 30 minutos de caminhada rápida aumenta a circulação das células que matam elementos invasores, dos glóbulos brancos e de outros ‘guerreiros’ que protegem o sistema imunitário.

O professor refere que praticar entre 30 a 60 minutos diários de atividade física moderada – como caminhar, andar de bicicleta ou correr – otimiza significativamente o sistema imunitário.

Para além do exercício, dormir bem é outra forma de proteger o seu organismo.

“Observamos gémeos idênticos, um dos quais geralmente dormia uma hora a menos do que o outro”, diz o médico Nathaniel Watson, professor de neurologia na Universidade de Washington e o primeiro autor de um estudo de 2017 sobre o sono e o sistema imunitário. “Apurámos que no gémeo que dormia menos certos padrões genéticos relacionados com o sistema imunitário haviam sido suprimidos”.

Finalmente, consumir uma dieta saudável e variada é essencial. “Os alimentos que ingere servem como combustível para o funcionamento do corpo e sem combustível adequado o sistema imunitário não funciona tão bem”, explica o médico e investigador Jason Goldsmith, na Universidade da Pensilvânia.

Goldsmith alerta que muitos indivíduos têm falta de certas vitaminas e minerais. “Sobretudo de vitaminas B, C e D e de zinco fundamentais para um ótimo funcionamento do sistema imunitário”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório