Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Esta popular droga para o colesterol pode impedir a propagação do cancro

As estatinas, uma medicação tipicamente prescrita para o tratamento do colesterol elevado e de condições cardíacas poderá deter o alastramento do cancro da mama, indica uma nova pesquisa norte-americana.

Esta popular droga para o colesterol pode impedir a propagação do cancro
Notícias ao Minuto

08:30 - 12/11/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Doenças que matam

Experiências realizadas em células humanas e de ratos apuraram que as estatinas previnem a migração de tumores para órgãos como os pulmões, a próstata e o fígado, como tal reduzindo o risco de morte.

Segundo os cientistas, aquele fármaco poderá ajudar a prevenir a propagação do cancro da mama para outros órgãos e salvar milhares de vidas.

As estatinas – drogas que combatem o colesterol – não previnem a ocorrência do tumor, mas poderão contê-lo, garante o estudo inédito.

Tal descoberta, aumenta igualmente a esperança que as estatinas possam ainda ser utilizadas em tratamentos atuais, de modo a aumentar a esperança média de vida dos doentes.

O professor e líder do estudo Alan Wells, docente na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, disse que a dosagem ideal deverá ser semelhante aquela que é prescrita aos pacientes com condições cardíacas.

Assim que o cancro da mama alastra, a doença torna-se mais agressiva e geralmente resistente a terapias mais eficazes e invasivas, tais como a quimioterapia.

Wells disse: “Provámos que as estatinas podem afetar diretamente a proliferação de células cancerígenas da mama, especialmente em locais metastáticos ”.

“As estatinas podem bloquear o crescimento de tumores metásticos e como tal devem ser consideradas para uso a longo prazo, de modo a atrasar a taxa de progressão clínica e a diminuir o risco de mortalidade”, alertou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório