Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Aprender a Educar' está de regresso com mindfullness para professores

As questões de género, a hiperatividade e a ansiedade são outros temas explorados na 9ª edição do programa da Católica no Porto.

'Aprender a Educar' está de regresso com mindfullness para professores
Notícias ao Minuto

23:30 - 30/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Bem-Estar

O 'Aprender a Educar' para Professores e Educadores está de regresso. A nova edição do programa – promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica no Porto – pretende dar resposta aos desafios específicos que emergem em contexto escolar, aprofundando a compreensão desses mesmos desafios, analisando e propondo estratégias práticas.

As sessões deste novo ciclo arrancam já a 7 de novembro e vão abordar temas relacionados com as questões de género, a hiperatividade nos alunos, a ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes, o corelacionamento entre o envolvimento do docente e o sucesso escolar e, ainda, o mindfullness para professores.

Numa escola que se procura mais inclusiva e respeitadora de cada indivíduo, as questões de género, de identidade de género e de sexualidade são cada vez mais prementes. Este é o ponto de partida para a primeira sessão do ciclo, que acontece já a 7 de novembro e que conta com a participação de Alexandra Carneiro, investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH). A segunda sessão, dinamizada a 14 de novembro, irá explorar a questão da hiperatividade dos alunos em sala de aula. Lurdes Veríssimo, investigadora do CEDH e docente da FEP, irá conduzir esta palestra através da análise de várias estratégias práticas a utilizar na sala de aula, com alunos “que não param”, de forma a potenciar o comportamento adaptativo e a aprendizagem.

'Ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes' é a sessão agendada para 5 de dezembro, que conta com a participação de Pedro Dias, diretor da FEP da Católica no Porto. Nesta sessão, o docente irá analisar as múltiplas exigências com as quais crianças e adolescentes se deparam no momento de aprendizagem de um instrumento musical.

As sessões do 'Aprender a Educar' fazem uma pausa para a época natalícia, mas regressam em janeiro, para debater o envolvimento e o sucesso escolar de alunos em situação de acolhimento e, ainda, a prática de mindfulness para professores. Refira-se que todas as sessões são dinamizadas à quarta-feira, das 18h00 às 20h00, no campus Foz da Católica no Porto.

Mais informações e inscrições disponíveis no site da Universidade Católica Portuguesa.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório