Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ainda não corre? Sete benefícios para começar já a praticar

As vantagens já conhece. De certeza?

Ainda não corre? Sete benefícios para começar já a praticar
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Corrida

Correr não é para todos… ou talvez seja. Esta que é uma das formas de cardio mais baratas e carece apenas de umas sapatilhas, não tem de gastar dinheiro, permite que se treine a qualquer hora, durante o tempo desejado,em ‘qualquer’ lugar e com a intensidade que se pretenda.

É ideal para quem quer perder peso ou ganhar resistência, por exemplo. Também é uma boa forma de baixar o stress já que melhora a função cerebral e reduz a ansiedade. Ainda assim, o mundo separa-se entre os que defendem esta modalidade e os que nem podem pensar em correr.

Para este segundo grupo, e ainda que existam opções alternativas, apresentamos sete vantagens da corrida. É certo que não podemos gostar todos do mesmo, mas o conjunto de vantagens pode ser o suficiente para converter algum corredor que ainda não se descobriu.

É das melhores formas de melhorar a sua performance de cardio

Meçamos a performance de cardio pelos níveis de VO2 max, ou seja, a quantidade de oxigénio que o corpo utiliza durante o exercício físico. É quando se habitua o corpo a uma mesma prática de cardio que se trabalha o VO2 no sentido em que se garante que o corpo fica confortável a praticar determinado exercício por 20 ou 30 minutos. Se antes não conseguia correr por 30 minutos seguidos e umas semanas depois já o faz, então melhorou certamente o seu VO2, um conforto que significa que o corpo ganhou a capacidade de garantir oxigénio a todos os músculos de forma mais rápida do que antes e, consequentemente, permite que o corpo mantenha – ou aumente – uma certa intensidade de treino.

É uma boa forma de tonificar o corpo

Se não tem uma prática de treino regular, o corpo responderá de forma rápida ao treino a que é exposto, uma resposta que se reflete na perda de gordura, mesmo que não corra muito rápido nem por muito tempo. Quando o corpo se habitua àquele ritmo, o indivíduo sente-se à vontade para aumentar o ritmo e é aí que os músculos respondem através da tonificação. É por isso que se aconselha os intervalos de descanso entre treinos, para que o músculo tenha tempo para recuperar e assim garantir uma melhor performance.

Melhora, também, a função cerebral

Um estudo avançado este ano pela Universidade do Estado de Michigan garante que meia hora de corrida basta para melhorar a frequência de cintilação cortical, ou seja, a capacidade de o cérebro absorver e processar informação. Este não foi o primeiro estudo em que se associou as vantagens da corrida à atividade cerebral, onde já se havia apontado a capacidade de controlar a atenção, ignorar distrações ou resolver problemas de raciocínio.

Vai querer sentir o efeito relaxante da corrida

Relaxar a correr? Sim, ou melhor, depois de correr. O termo em inglês explica bem o conceito (‘runner’s high’) que se refere ao efeito que a corrida garante ao cérebro após o esforço. é o efeito das endorfinas – químicos produzidos pelo próprio corpo e promovem o relaxamento e que os cientistas comparam aoefeito da cannabis.

É uma forma de se ‘desligar’ do stress

Vem no seguimento do ponto anterior. Sente-se mais relaxado e menos stressado, mas este segundo aspeto tem efeitos mais demorados, já que se regula desta forma a ansiedade que dá lugar ao esforço físico da corrida e bem estar.

Vai se sentir parte de um (grande) grupo

Não são poucos os que correm. Poderá perceber que algum colega seu corra, e assim ganhar novas relações, mesmo que não treinem juntos. Nas próprias aplicações que monitorizam a corrida, cria-se uma pequena comunidade onde se partilham valores. Ainda, caso participe em alguma prova, vai sentir-se parte de um grupo garantidamente. Ou seja, é uma prática tão individual – durante a qual pode estar consigo mesmo e com os seus pensamentos - quanto de grupo.

É uma forma de ver o mundo

Talvez não quando começar a correr, mas se fizer desta uma prática comum e quiser participar em diversas corridas, dará por si a viajar para novos países para participar em provas com o seu grupo de corrida. Mesmo sem sair do país, dará por si a ver com outros olhos zonas por onde já passou mas não em ambiente de corrida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório