Ir ao ginásio pode ser particularmente difícil sobretudo para as mulheres que aspiram ter um corpo esbelto e tonificado, semelhante ao das modelos da Victoria’s Secret que veem na televisão, e ao invés temem ficar demasiado musculadas e masculinas.
Mais ainda, contratar um PT para orientar o treino pode ser caro, deixando muitas mulheres confusas e condenadas a cometerem erros que não as ajudam em nada a alcançar os objetivos pretendidos – explica Shona Vertue, a antiga PT do jogador de futebol inglês David Beckam.
Em declarações à publicação The Independent, a especialista em fitness australiana, revelou os três maiores erros que as mulheres cometem no ginásio… e como os retificar.
1. Não levantar pesos ‘pesados’
Para além dos benefícios para o corpo associados à musculação, Vertue salienta o valor psicológico deste tipo de treino.
“É extremamente poderoso e libertador para uma mulher conseguir levantar grandes pesos”, diz.
“É frequente as mulheres treinarem com pequenos alteres e isso é ridículo, porque somos muito mais fortes do que aquilo que pensamos. Mais ainda, o corpo feminino não está condicionado para ficar ‘monstruosamente’ musculado, pelo contrário – levantar pesos torna o corpo mais feminino, esbelto, firme e tonificado”, reitera.
2. Perder tempo com partes do corpo específicas
Tentar direcionar a perda de gordura em certas partes do corpo não é possível, explica Vertue.
“Tem que pensar no corpo como um todo e treinar um pouco de tudo”.
3. Receber conselhos de pessoas não qualificadas
Devido à proliferação e popularidade das redes sociais qualquer pessoa com um smartphone se pode auto denominar um especialista em fitness. Vertue alerta que muitas vezes podemos estar por exemplo a copiar rotinas de exercícios físicos publicados no Instagram, que não têm qualquer valor ou que não são de todo eficazes.
“Não só pode lesionar-se, mas praticar exercícios usando a postura errada pode afetar o corpo de um ponto de vista estético”, alerta a PT.