Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2018
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

Sonha constantemente com a morte? Especialista explica o significado

Os cenários muitas vezes fatídicos que se desenrolam na mente humana aquando do sono podem oferecer uma perspetiva explicativa e alternativa aos acontecimentos da vida real – esclarece a especialista em sonhos Delphi Ellis, à publicação britânica The Independent.

Sonha constantemente com a morte? Especialista explica o significado
Notícias ao Minuto

22:30 - 10/09/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Boa noite ou não...

Os sonhos podem ser mundanos, surreais ou até aterradores. Estima-se que por noite sonhemos entre cinco a 20 vezes, apesar de nos esquecermos da maioria daquelas fantasias.

Ainda assim, sonhar que alguém próximo morreu pode ser uma experiência perturbadora.

Adicionalmente, devanear com a morte pode deixá-lo preocupado com o seu próprio estado de saúde e a pensar de que algo errado se passa com o seu corpo – porém, antes de ir a correr para o médico saiba o que Delphi Ellis tem a dizer sobre este assunto, que com certeza promete mantê-lo acordado...

Afinal, o que significa sonhar constantemente com a morte?

“Sabemos, após anos de pesquisas, que todos os sonhos têm um significado. E como todos os indivíduos diferem, os sonhos por sua vez têm igualmente um significado único dependendo da pessoa”, diz a especialista.

“Em algumas tradições, os indivíduos reúnem-se de manhã para debaterem os seus sonhos – e sonhar com a morte é um bom sinal, e que prediz de facto um nascimento”.

“A morte nos sonhos pode também refletir a mudança que assistimos nos outros ou em nós próprios. Se alguém que amamos se está a comportar de modo diferente, tal pode manifestar-se através da morte”, refere Ellis.

“Frequentemente, as mães jovens sonham com a morte dos seus bebés, reconhecendo desta forma mesmo que subconsciente a responsabilidade que sentem pela segurança da criança e a preocupação constante de que algo mau poderá ocorrer”, diz.

“Os pais poderão ainda sonhar com a morte dos filhos à medida que estes crescem e se tornam adultos, reconhecendo que o ser vulnerável que criaram já não existe”.

“Há quem pense que sonhar com a morte se trata de um omen de que algo mau irá acontecer”. Todavia, a especialista explica, que felizmente apesar de serem perturbadores estes pesadelos servem sobretudo para nos relembrar do caráter precioso da vida e de como devemos aproveitar todos os momentos possíveis que passamos com aqueles que amamos.

Ellis salienta ainda que: “Os sonhos relativos à morte podem ser provocados por sentimentos de ansiedade, sobretudo se soubemos do falecimento recente de alguém ou se por alguma razão estamos preocupados com uma pessoa que amamos; já que começamos desta forma a contemplar a nossa própria mortalidade e como poderemos estar a desperdiçar tempo precioso”.

E a especialista assegura que não há de facto motivo para entrar em pânico.

"É fundamental enfrentar a ansiedade que sentimos e dessa forma prepararmo-nos para dormir uma boa noite de sono, lidando com o stress de modo positivo durante o dia e garantindo que o ambiente do quarto em questão é calmo e confortável – enfim convidativo, ao descanso da alma e do corpo”.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram, siga aqui a página

 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório