Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção. Seis mitos e verdades sobre a Meningite

A Doença Meningocócica (DM) pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária.

Atenção. Seis mitos e verdades sobre a Meningite
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/07/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Perigo

A Meningite Meningocóccica é uma infecção bacteriana séria que pode causar sequelas e até mesmo levar à morte. Como tal, é importante conhecer a doença e saber como prevenir o seu desenvolvimento.

Descubra alguns mitos e verdades, com esclarecimentos do especialista médico Celso Freitas, representante do portal digital Médico de Vacinas da GSK Brasil.

1. Qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, tem a possibilidade de desenvolver a doença meningocócica.

VERDADE. A Doença Meningocócica (DM) pode acometer indivíduos em qualquer faixa etária, porém a doença é mais comum em bebés, crianças até cinco anos, e mais rara nos idosos.

2. A meningite meningocóccica é transmitida de pessoa para pessoa, através de secreções respiratórias.

VERDADE. Os meningococos, bactérias que causam a doença meningocócica, podem ser transmitidos de uma pessoa para outra por meio do contato direto: com gotículas respiratórias através de tosse, espirros, do beijo, ao beber do mesmo copo ou ao comer com talheres de outrém. Aproximadamente 10% das pessoas, principalmente adolescentes e adultos jovens, possuem a bactéria na garganta ou no nariz sem desenvolver a doença – são chamados de portadores assintomáticos.

3. Após a exposição à bactéria (meningococo), as manifestações iniciais da doença demoram a aparecer. 

MITO. A doença caracteriza-se por possuir um início abrupto e ser de evolução rápida, podendo levar ao óbito entre 24 e 48 horas. O período médio de incubação da infeção pelo meningococo é de quatro dias, com um intervalo de dois a 10 dias. Geralmente, manifesta-se como meningite, que é uma infeção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinal. Uma outra forma mais grave da doença é uma infeção do sangue, chamada de meningococcemia. Ambas podem ocorrer concomitantemente.

4. Os primeiros sintomas da doença são comichão e diarreia.

MITO. Os sinais e sintomas iniciais da doença meningocócica — incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vómito — podem ser confundidos com outras doenças infeciosas. Na sequência, o paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro clínico geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sépsis e choque, falência múltipla de órgãos e risco de morte.

5. A meningite meningocóccica pode deixar sequelas ou provocar a morte. 

VERDADE. Mesmo quando a doença é detectada precocemente e tratada de maneira adequada, entre 10% a 20% dos indivíduos afligidos sofrem com danos cerebrais, perda auditiva ou dificuldade de aprendizagem (originando por vezes deficiências mentais). A doença pode ainda ser fatal. Estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença meningocócica por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. O desafio maior é o diagnóstico precoce, já que os sintomas são inespecíficos como os de uma virose.

6. Uma das principais formas de prevenção é a vacinação.

VERDADE. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. Outras formas de prevenção incluem evitar multidões, manter os ambientes ventilados e limpos. É possível minimizar o risco de contrair a doença através dessas medidas preventivas, para mais esclarecimentos consulte o seu médico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório