Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

O sono deve mesmo fazer parte de qualquer plano de treino

Assuma mesmo que é um ‘sono de beleza’. Dormir bem é essencial para garantir que atinge os objetivos para que trabalha, algo a que parece que nem todos o têm em conta.

O sono deve mesmo  fazer parte de qualquer plano de treino
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Hábitos

Não falta a nenhum dos treinos do plano que o PT indicou, não descura dos abdominais no final do treino nem dos alongamentos. Ao sair do ginásio, para onde foi direto logo depois do trabalho, ainda passou no super mercado para garantir que não lhe falta nada para as refeições a preparar, evitando falhar aquilo a que se propôs comer. Treino e alimentação saudável, excelente. Mas e na hora de descansar, tem a mesma atenção que garante a tudo o que faz parte da sua missão fit?

Queremos chegar a tudo, mas por vezes acabamos por negligenciar aspetos tão óbvios mas esquecidos como uma (simples) boa noite de sono. Diz o Metro UK que é quando mais nos comprometemos com o treino que mais difícil se torna parar.

Na ânsia de se querer evitar deitar algo a perder, ganha-se um peso na consciência que se sobrepõe ao descanso com ‘só uma caminhada’ ou ‘apenas uma aula de yoga’.

O dia de descanso serve para... descansar. Numa explicação um pouco mais elaborada, sabe-se que é no dia de descanso, ou pausa, que o organismo aproveita certos nutrientes ingeridos e assume os benefícios a nível interior de todo o treino a que expôs o corpo nos últimos dias como o crescimento muscular.

Mas ainda mais importante que o ‘não fazer nada’ durante um dia a meio do plano semanal, é o sono diário. O sistema nervoso tem de descansar de toda a adrenalina e excitação a que é exposto com o exercício físico, caso contrário, acumula-se stress que se apresenta sob a forma de mau humor, indisposição e sono afetado ou mesmo a nível muscular, através de uma fratura de stress.

Voltemos a referir a construção muscular: tal só acontece na fase de sono mais profunda por isso, se nunca a atinge, porque se deita tarde e acorda cedo, o treino de força terá sido em vão. Continua mesmo a achar que a dose extra de café é o seu maior aliado para os treinos matinais?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório