Idealmente, devemos optar sempre por carne, peixe, frutas e vegetais frescos, comprados no dia. Mas no quotidiano que se vive, sabemos que tal nem sempre acontece, ficando o dia de mercado cingido ao fim de semana.
Por isso, em alternativa surgem os congelados que não sempre uma melhor aposta aos enlatados e alimentos pré-feitos. No caso do peixe, é comum encontrar-se, na zona dos frescos do super mercado, porções embaladas em vácuo, ideal para quem cozinha para um só e quer garantir as porções certas no congelador para quando não tem tempo de ir às compras.
Quanto a esta forma de conservação, alerta o Health para um pormenor: o peixe em vácuo nunca deve ser descongelado na própria embalagem.
O motivo está na produção da bactéria Clostridium bolutinum, que se desenvolve em ambientes com pouco oxigénio, pode gerar infeções alimentares e desenvolver botulismo alimentar, uma doença fatal que ataca o sistema imunitário.
É no momento em que retira o peixe do congelador que a bactéria se pode começar a desenvolver. Contudo, garante a Food and Drugs Administration (entidade de regulação alimentar) que ao retirar o plástico de imediato, o desenvolvimento da bactéria é interrompido.