Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Com a comida em vácuo, há apenas um importante pormenor a ter em conta

É o recurso ideal, principalmente no caso do peixe que já é comprado em porções, para quem não tem a possibilidade de o comprar fresco, mas há que saber confecioná-lo.

Com a comida em vácuo, há apenas um importante pormenor a ter em conta
Notícias ao Minuto

13:00 - 19/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Conservação

Idealmente, devemos optar sempre por carne, peixe, frutas e vegetais frescos, comprados no dia. Mas no quotidiano que se vive, sabemos que tal nem sempre acontece, ficando o dia de mercado cingido ao fim de semana.

Por isso, em alternativa surgem os congelados que não sempre uma melhor aposta aos enlatados e alimentos pré-feitos. No caso do peixe, é comum encontrar-se, na zona dos frescos do super mercado, porções embaladas em vácuo, ideal para quem cozinha para um só e quer garantir as porções certas no congelador para quando não tem tempo de ir às compras.

Quanto a esta forma de conservação, alerta o Health para um pormenor: o peixe em vácuo nunca deve ser descongelado na própria embalagem.

O motivo está na produção da bactéria Clostridium bolutinum, que se desenvolve em ambientes com pouco oxigénio, pode gerar infeções alimentares e desenvolver botulismo alimentar, uma doença fatal que ataca o sistema imunitário.

É no momento em que retira o peixe do congelador que a bactéria se pode começar a desenvolver. Contudo, garante a Food and Drugs Administration (entidade de regulação alimentar) que ao retirar o plástico de imediato, o desenvolvimento da bactéria é interrompido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório