Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

É por isso que sente comichão nos olhos

Pode ser indício de um grave problema.

É por isso que sente comichão nos olhos
Notícias ao Minuto

20:00 - 14/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Visão

Diversos podem ser os motivos porque sente comichão ocular e, em variados casos, o ato de coçar tem consequências piores que o desconforto momentâneo, já que pode estar, através do gesto, a propagar alguma infeção.

Segundo o Self, são oito os tipos de comichão nos olhos mais comuns que deve conhecer para saber como os evitar, bem como identificar outros possíveis problemas:

Alergias a comida, animais ou meio ambiente: A comichão é o sinal mais óbvio de alergia, de que os olhos não estão livres. A conjuntivite é pois uma ‘mini-alergia’ a certo corpo externo. Se se apercebe que a comichão nos olhos só acontece a uma certa altura do ano ou quando está próximo de gatos, por exemplo, possivelmente é alérgico a algo. Descubra o quanto antes a quê, para o evitar, se possível, e evite esfregar os olhos durante tais episódios.

Olhos secos: A falta de lubrificação ocular é frequente em adultos e traduz um problema crónico que dá comichão, mas que pode facilmente ser contornado com lágrimas artificiais.

Conjuntivite: Se a comichão nos olhos resulta em olhos avermelhados, deverá ser visto por um médico pois provavelmente irá precisar de antibióticos. Este é dos casos em que tocar nos olhos é altamente proibido, já que a doença é facilmente transmissível.

Produtos irritantes para a vista: Olhos mais sensíveis podem se retrair ao utilizar produtos com certos químicos, especialmente produtos de maquilhagem. A comichão que daí advém é, por vezes, uma reação tardia à alergia a dado componente químico.

Inflamação na pálpebra do olho: Também pode resultar em comichão, além de pele rosada e inchaço. O causador do problema é uma bactéria que deve ser eliminada através de produtos prescritos por especialistas

Tensão digital ocular: Com o atual estilo de vida, o esforço do olho em frente ao ecrã é muito maior e pode resultar em stress ocular que se apresenta sob a forma de comichão, além de dores de cabeça ou fadiga. Sendo inevitável o constante uso de ecrãs, siga a regra dos 20-20-20: A cada vinte minutos olhe para um objeto que esteja à distancia de 20cm durante 20 segundos.

Algum objeto no olho: Em certos casos, o problema é menos grave e a comichão não se deve a mais do que um grão de areia ou outro pequeno objeto que lhe entrou para o olho. Mas também nestes casos deve evitar coçar para evitar propagar a sujidade que pode levar a infeções, pelo contrário, passe com água abundantemente.

Uso de lentes de contato: Uso de lentes de contato por um longo período de tempo pode resultar em olhos secos, o que carece do uso de lágrimas artificiais, como já foi referido. Noutros casos, contudo, pode se desenvolver alergia às próprias lentes, seja por sensibilidade ocular como falta de higiene para com a lente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório