António Variações faria hoje 68 anos

Foi a 3 de Dezembro de 1944 que nasceu em Braga um dos principais ícones da música nacional. António Variações faria, esta segunda-feira, 68 anos se fosse vivo.

--

©

Notícias Ao Minuto
03/12/2012 22:25 ‧ 03/12/2012 por Notícias Ao Minuto

Fama

Música

Conhecido como uma estrela e um visionário da música portuguesa, António Variações morreu com apenas 39 anos. As suas músicas e o seu desaparecimento precoce marcaram uma geração. Se fosse vivo, faria hoje 68 anos.

António Joaquim Rodrigues Ribeiro é o verdadeiro nome do cantor e compositor mais controverso do seu tempo. António Variações ficou reconhecido pela sua extravagância e pelas letras das suas músicas, que mesmo com mais de vinte anos continuam a ser actuais.

Além de músico, Variações foi cabeleireiro e trabalhou no primeiro salão unissexo em Portugal, o Ayer.  O cantor foi das figuras públicas mais irreverentes da sua época, tendo mantido uma relação amorosa com o actor holandês Jelle Balder.

Variações morreu a 13 de Junho de 1984 vítima de uma broncopneumonia, que se acredita ter sido agravada pela SIDA, doença de que o cantor padecia. Especula-se que tenha sido a primeira figura pública a morrer da doença.

‘É p’ra amanhã’, ‘Canção do engate’ e ‘O corpo é que paga’ foram os temas que o eternizaram.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas