Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Bruxelas impõe nova multa milionária à Microsoft

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que impôs uma multa de 561 milhões de euros à Microsoft, devido ao facto de a empresa não permitir aos utilizadores a possibilidade de escolherem o navegador de Internet numa versão do Windows 7.

Bruxelas impõe nova multa milionária à Microsoft
Notícias ao Minuto

15:14 - 06/03/13 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Empresas e Finanças Coima

A 'Comissão Barroso' considera que a Microsoft não disponibilizou aos clientes a possibilidade de escolherem o navegador no Windows 7 Service Pack 1, entre Maio de 2011 e Julho de 2012, o que empresa norte-americana reconheceu.

No comunicado em que anuncia a decisão, Bruxelas afirma que a Microsoft não cumpriu os compromissos assumidos com as instituições europeias em 2009, com as quais se comprometeu a disponibilizar no seu sistema operativo um ecrã que permitisse escolher um navegador de internet diferente do seu (Internet Explorer) até 2014.

Segundo Bruxelas, 15 milhões de utilizadores na União Europeia (UE) ficaram impossibilitados de escolher o seu navegador, entre maio de 2011 e Julho de 2012.

Para definir o valor da multa, a Comissão Europeia afirma que teve em conta a “gravidade e a duração da infracção”, tendo a cooperação da Microsoft com a Comissão Europeia sido uma atenuante.

Esta não é a primeira vez que empresa norte-americana é multada por Bruxelas.

A 27 de Junho de 2012, o Tribunal Geral da UE confirmou a decisão da Comissão Europeia de multar a Microsoft por abuso de posição dominante, mas reduziu a multa de 899 para 860 milhões de euros.

Antes, em Setembro de 2007, a justiça europeia confirmou a condenação, por abuso de posição dominante da empresa norte-americana, proferida em Março de 2004, pela Comissão Europeia, bem como a multa de 497 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório