Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Setor do álcool contra selo nas garrafas de cerveja em Moçambique

Os produtores e importadores de bebidas alcoólicas em Moçambique estão contra a selagem de garrafas de cerveja e outras bebidas prontas a consumir, que as autoridades se preparam para implementar, anunciou hoje a associação do setor.

Setor do álcool contra selo nas garrafas de cerveja em Moçambique
Notícias ao Minuto

09:06 - 26/04/18 por Lusa

Economia Bebidas

"Tecnicamente, essa decisão vai criar uma carga pesada para uma indústria que não tem a prática de ter altos níveis de fraude e evasão fiscal", referiu Neyde Pires, dirigente da Associação de Produtores e Importadores de Bebidas Alcoólicas (APIBA), citada hoje pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A selagem de garrafas de vinho e outras bebidas espirituosas arrancou em 2017, em Moçambique, numa altura em que se estimava que pelo menos metade das garrafas entravam no país através de contrabando.

Na altura, a APIBA aplaudiu a medida, por eliminar concorrência desleal, mas a lei prevê que o selo destinado a travar a fuga aos impostos e contrafação comece também a ser aplicado na cerveja e outras bebidas prontas a consumir, garrafa a garrafa.

"Não temos muitos casos, no mundo, de selagem de cerveja", alertou Neyda Pires, realçando que os custos de aplicação do selo podem fazer subir o preço final.

Como consequência, a APIBA teme que haja uma redução de receitas e uma quebra de três mil milhões de meticais (cerca de 41 milhões de euros) em impostos pagos pelo setor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório