Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Carlos Tavares nomeado presidente do banco Montepio em assembleia-geral

A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) nomeou hoje, formalmente, Carlos Tavares como presidente do conselho de administração ('chairman') e presidente executivo, confirmou à Lusa fonte oficial da Associação Mutualista Montepio Geral.

Carlos Tavares nomeado presidente do banco Montepio em assembleia-geral
Notícias ao Minuto

21:25 - 16/03/18 por Lusa

Economia Oficial

A nomeação aconteceu em assembleia-geral da CEMG, ao final da tarde, depois de Carlos Tavares já ter cessado o vínculo com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), onde era assessor da administração do banco público.

A entrada em funções de Carlos Tavares (que saiu do regulador dos mercados financeiros no final de 2016) acontecerá na próxima semana, ainda sem dia definido, sucedendo assim a Félix Morgado, que é presidente da CEMG desde 2015 e cujo mandato no banco mutualista foi marcado por divergências com Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, o único acionista da CEMG.

Além de Carlos Tavares, a assembleia-geral da CEMG nomeou para a comissão executiva Nuno Mota Pinto (vindo do Banco Mundial e inicialmente indicado para presidente do banco, mas que passou a administrador na sequência da polémica devido a uma dívida à banca tida até ao ano passado), Carlos Leiria Pinto, José Mateus, Pedro Alves, Helena Costa Pina e Pedro Ventaneira.

Já como administradores não executivos foram nomeados Amadeu Paiva, Rui Heitor, Luís Guimarães, Vítor Martins e Manuel Teixeira.

Tendo em conta a alteração feita o ano passado nos estatutos da CEMG, a assembleia-geral é constituída apenas pelos representantes dos acionistas.

Uma vez que a CEMG tem um acionista único, a Associação Mutualista Montepio Geral, foi a Tomás Correia, enquanto presidente da Mutualista, a quem coube proceder às nomeações formais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório