O grupo espanhol Mercadona quer acelerar o investimento no mercado português, pelo que já anunciou a abertura de quatro lojas no 1.º semestre de 2019 em Gaia, Maia, Gondomar e Matosinhos. Mas não fica por aqui. A cadeia de supermercados anunciou ainda mais cinco aberturas, também no Norte do país, porque quer apostar em Portugal para acelerar a expansão internacional.
"Portugal é um país com um enorme potencial, que oferece grandes oportunidades e com o qual a empresa mantém grandes laços de união. A proximidade logística é outro factor que levou a Mercadona a escolher o mercado português para iniciar a expansão internacional", disse fonte oficial do Mercadona ao Notícias ao Minuto.
Até 2019 serão quatro, mas "para os anos seguintes", a cadeia de supermercados também deverá chegar ao Porto, Braga, Penafiel, Barcelos e terá uma segunda loja em Vila Nova de Gaia.
Em termos de empregabilidade, destaca-se o recrutamento de mais de 120 diretivos (quadros de direção média) e o início da seleção de equipas para as quatro primeiras lojas, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Sendo ou não uma estratégia da empresa, certo é que o volume de compras a fornecedores portugueses em 2017 atingiu os 63 milhões de euros, mais 11 milhões de euros do que no ano anterior.