Está finalmente a terminar a grande 'novela' deste ano no Sporting. Viktor Gyokeres já se encontra a caminho de Londres, após ter recebidona tarde desta sexta-feira, a devida autorização por parte do Sporting, para poder realizar os habituais exames médicos no Arsenal, já em solo inglês.
Depois de muitos avanços e recuos na negociações, com direito a várias polémicas e troca de 'farpas' pelo meio, eis que o Arsenal se prepara para investir uma verba fixa de 63,5 milhões de euros, numa transferência que poderá chegar aos 73,5 milhões, mediante as variáveis estipuladas entre os dois clubes, num máximo de 10 milhões. O leão ainda impediu que o agente Hasan Cetinkaya garantisse uma comissão de 7,5 milhões de euros.
Mas Viktor Gyokeres não se vai livrar de um castigo por parte do conjunto de Alvalade. O Desporto ao Minuto apurou que, tal como foi avançado pela imprensa desportiva nacional, que Frederico Varandas puniu o avançado sueco por conta do incumprimento em que este se encontrava há já alguns dias.
Inflexível até ao final deste processo de saída do dianteiro nórdico, o presidente do Sporting Frederico Varandas exigiu que Viktor Gyokeres abdicasse do salário de julho na totalidade, no valor de 333 mil euros, por incumprimento contratual. O avançado acabou por aceitar esta premissa, que desbloqueou o negócio com o Arsenal.
O antigo camisola 9 do Sporting, que já foi rendido por Conrad Harder - o dinamarquês foi titular no Troféu Cinco Violinos contra o Villarreal e já surgiu com o novo número -, augeria quatro milhões de euros brutos por mês, cerca de dois milhões de euros líquidos, pelo que foi multado num mês de trabalho, embora falhado os trabalhos durante parte desse período.
O Sporting regressou aos trabalhos dia 1 de julho. Gyokeres deveria apresentar-se a 12 deste mesmo mês para viajar com a equipa para o estágio de pré-temporada na cidade de Lagos, no Algarve, mas acabou por não comparecer e, desde essa altura, ficou sob alçada disciplinar. Ou seja, o nórdico esteve ausente durante 14 dias, dado que o negócio com o Arsenal foi concluído apenas esta sexta-feira.
Mas há mais. O Desporto ao Minuto sabe também que Frederico Varandas não gostou do comportamento do avançado nas últimas semanas, nomeadamente o facto de Gyokeres ter publicado fotos na praia - jogador passou férias na Grécia e em Maiorca -, enquanto deveria estar com os companheiros de equipa na pré-época, mesmo sabendo-se que estava a ser negociado para o Arsenal.
Sucessor já estará em Portugal
Em sentido inverso, Luis Suárez já terá aterrado em Portugal para cumprir exames médicos e ser reforço do Sporting. O internacional colombiano chega do Almería com créditos em golos e motivará um investimento de, pelo menos, 20 milhões de euros fixos.
Após duas temporadas de leão ao peito, com 97 golos em 102 partidas, o internacional sueco prepara-se para regressar ao futebol inglês.
Leia Também: Eis os objetivos de Gyokeres que podem render mais 10 milhões ao Sporting