Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estará a caminho a 5.ª geração móvel? Anacom já deu os primeiros passos

Regulador das comunicações está a preparar o lançamento da 5ª geração móvel em Portugal e vai ouvir o mercado para avaliar o seu interesse face às faixas e serviços que pretendem.

Estará a caminho a 5.ª geração móvel? Anacom já deu os primeiros passos
Notícias ao Minuto

10:04 - 08/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia Telecomunicações

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) está a preparar o lançamento da quinta geração móvel (5G) e vai avaliar o interesse de potenciais candidatos a prestar serviços de nova geração, incluindo comunicações Machine-to-Machine (M2M) e Internet of Things (IoT).

De acordo com uma nota divulgada no site do regulador, o objetivo é ouvir o mercado sobre se vai haver leilão ou concurso. “A lei prevê que poderá ser no regime de acessibilidade plena ou estar sujeita a procedimentos de seleção por concorrência ou comparação, nomeadamente leilão ou concurso”, refere o regulador.

Portugal começa assim a dar os primeiros passos na nova geração de rede móvel e a Anacom quer saber "qual o interesse que os fabricantes, operadores, entidades privadas e públicas, utilizadores e outros têm na disponibilização da faixa dos 700 MHz ou noutras faixas em que possa haver interesse numa disponibilização simultânea". 

De acordo com o regulador, “a passagem para o 5G reveste-se de grande relevância pelas enormes potencialidades que acarreta em termos de inovação e desenvolvimento do sector e do país”.

A 5G foi este o tema principal do Congresso Mundial das Comunicações que decorreu na semana passada em Barcelona. O processo de consulta pública estará a decorrer até 19 de abril.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório