Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Preços na produção industrial com o menor crescimento em 12 meses

Os preços na produção industrial tiveram um aumento homólogo de 1,3% em janeiro, contra 2,2% em dezembro, sendo, pelo menos, o menor crescimento dos últimos 12 meses, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados.

Preços na produção industrial com o menor crescimento em 12 meses
Notícias ao Minuto

11:49 - 19/02/18 por Lusa

Economia Janeiro

O passado mês de janeiro foi o primeiro, desde janeiro de 2017, em que o índice de preços na produção industrial (IPPI) do INE caiu abaixo dos 2%, uma vez que o aumento de 2,1% em julho do ano passado tinha sido o mais baixo de todo o ano.

Excluindo o agrupamento de energia, o aumento do índice em janeiro passado foi maior, de 1,9%, e acima da variação de 1,7% no mês precedente.

"O agrupamento de Energia, ao passar de uma taxa de variação homóloga de 4,3% em dezembro para menos 0,8% em janeiro, foi determinante para o abrandamento" no índice agregado, explica o INE.

A secção das indústrias transformadoras aumentou 1,7% face ao mesmo mês do ano anterior, mas menos do que os 2% registados em dezembro.

A variação mensal do índice foi de 1,1% em janeiro, também inferior ao aumento de 2% no mesmo mês do ano anterior, tendo o agrupamento de registado uma taxa de variação de 3,8%, contra 9,2% em janeiro de 2017.

Na secção das indústrias transformadoras, a variação mensal do índice refletiu um aumento de 0,7%, abaixo do aumento de 1% no período homólogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório