Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Lane é o favorito do Parlamento Europeu para substituir Constâncio no BCE

Portugal apoia o espanhol Luis de Guindos. Os dois candidatos na corrida ao lugar de Vítor Constâncio no Banco Central Europeu foram ouvidos pelos eurodeputados. Porém, a opinião do Parlamento Europeu não é vinculativa.

Lane é o favorito do Parlamento Europeu para substituir Constâncio no BCE

Dos dois candidatos na corrida à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), lugar que atualmente é ocupado pelo português Vítor Constâncio, o Parlamento Europeu já tem um favorito. Portugal apoia o espanhol Luis de Guindos, mas é o irlandês Philp Lane que está melhor posicionado.

“Ambos os candidatos prestaram uma boa apresentação. A maioria dos grupos políticos considerou o desempenho do governador Lane mais convincente. Alguns grupos expressaram reservas [relativamente] à nomeação do ministro De Guindos”, disse o presidente da comissão, Roberto Gualtieri, num comunicado.

Seja como for e de acordo com o jornal espanhol El País, a opinião do Parlamento Europeu não é vinculativa e a decisão final será tomada pelo Eurogrupo e depois pelo Ecofin, na próxima segunda-feira. Ainda segundo o mesmo jornal, para além do apoio português, o candidato espanhol conta também com o apoio da Alemanha e da Holanda, da Eslováquia e de Malta. Ao que tudo indica, França também estará no lado do espanhol.

Na mesma nota, o Parlamento Europeu lamenta que não tenha sido apresentada nenhuma candidatura feminina e pede “uma representação de género mais equilibrada no BCE”.

Gualtieri deu conhecimento desta decisão ao presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, ao conselho de ministros da Economia e Finanças dos países da União Europeia (Ecofin) e a Vladislav Goranov, ministro das Finanças da Bulgária, país que ocupa atualmente a presidência semestral da UE, presidindo também ao Ecofin.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório