Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Russos mais ricos temem entrar na lista "tóxica" da Forbes

O editor-chefe da edição russa da Forbes diz que os seus compatriotas vêem a lista como “tóxica”, depois de saber que os Estados Unidos usaram-na para compilarem a ‘lista Putin’. Alguns perderam milhões de euros no dia a seguir à publicação da lista.

Russos mais ricos temem entrar na lista "tóxica" da Forbes
Notícias ao Minuto

11:50 - 01/02/18 por Fábio Nunes

Economia Polémica

Outrora vista como algo glorioso e motivo para se envaidecerem, agora os multimilionários russos olham para a inclusão na lista dos mais ricos da Forbes como uma lista “tóxica”. Isto porque o departamento do Tesouro dos Estados Unidos recorreu à lista da Forbes para compilar a ‘lista Putin’, que engloba vários oligarcas e políticos russos que terão sido beneficiados por Putin e através de corrupção.

Nikolai Mazurin, editor-chefe da edição russa da Forbes, afirmou que alguns dos homens mais ricos da Rússia já não se mostram tão recetivos a falar com a revista. “A lista da Forbes deixou de ser uma lista de vaidade para ser uma lista tóxica”, afirmou Mazurin, realçando que alguns dos nomes referidos na ‘lista Putin’ não podem ser descritos como oligarcas ligados ao Kremlin.

Os efeitos da divulgação da lista norte-americana também se fizeram sentir no cofres dos visados.

O jornal russo RBK avança que as pessoas incluídas na ‘lista Putin’ perderam cerca de 855 milhões de euros no dia seguinte à sua publicação.

Vagit Alekperov, o líder da maior petrolífera privada russa, a Lukoil, registou uma perda de mais de 180 milhões de euros de uma fortuna estimada pela Forbes em mais de 14 mil milhões de euros. Já Roman Abramovich, dono do Chelsea, perdeu cerca de 48 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório