Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Oito capitais europeias saturadas de turistas unem-se contra a Airbnb

As cidades uniram-se para exigir à Comissão Europeia medidas que forcem a plataforma a ceder dados sobre os proprietários

Oito capitais europeias saturadas de turistas unem-se contra a Airbnb
Notícias ao Minuto

10:12 - 29/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Plataforma

O que é que Madrid, Barcelona, Bruxelas, Paris, Cracóvia, Viena, Reykjavík e Amesterdão têm em comum? São cidades que estão repletas de turistas e querem colocar limites à plataforma de reserva de quartos e casas Airbnb, para proteger os moradores.

Segundo o El País, estas capitais europeias uniram-se para exigir à Comissão Europeia medidas que forcem a plataforma a ceder dados sobre os proprietários. Ou seja, as cidades querem que a plataforma apresente os dados da pessoa que coloca o quarto ou a casa para arrendar.

Ora, a ser implementada, esta medida pode afetar o negócio da Airbnb, já que a plataforma lucra uma percentagem da reserva que pode perder caso os turistas contactem diretamente os arrendatários.

No início deste mês, a cidade de Amesterdão decidiu impor um limite de 30 dias para para os alojamentos do Airbnb, cortando assim pela metade o limite de 60 dias que havia sido aprovado no ano passado pelo conselho da capital holandesa. 

Amesterdão está longe de ser a única cidade europeia que vê o Airbnb como um problema, já que Londres e Paris também aprovaram limites de dias para alojamentos da plataforma.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório