Oito capitais europeias saturadas de turistas unem-se contra a Airbnb

As cidades uniram-se para exigir à Comissão Europeia medidas que forcem a plataforma a ceder dados sobre os proprietários

Amesterdão vai limitar ainda mais a Airbnb

© iStock

Beatriz Vasconcelos
29/01/2018 10:12 ‧ 29/01/2018 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Plataforma

O que é que Madrid, Barcelona, Bruxelas, Paris, Cracóvia, Viena, Reykjavík e Amesterdão têm em comum? São cidades que estão repletas de turistas e querem colocar limites à plataforma de reserva de quartos e casas Airbnb, para proteger os moradores.

Segundo o El País, estas capitais europeias uniram-se para exigir à Comissão Europeia medidas que forcem a plataforma a ceder dados sobre os proprietários. Ou seja, as cidades querem que a plataforma apresente os dados da pessoa que coloca o quarto ou a casa para arrendar.

Ora, a ser implementada, esta medida pode afetar o negócio da Airbnb, já que a plataforma lucra uma percentagem da reserva que pode perder caso os turistas contactem diretamente os arrendatários.

No início deste mês, a cidade de Amesterdão decidiu impor um limite de 30 dias para para os alojamentos do Airbnb, cortando assim pela metade o limite de 60 dias que havia sido aprovado no ano passado pelo conselho da capital holandesa. 

Amesterdão está longe de ser a única cidade europeia que vê o Airbnb como um problema, já que Londres e Paris também aprovaram limites de dias para alojamentos da plataforma.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas