Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comerciantes de Lisboa preveem dinâmicas diferentes de compras de Natal

Os comerciantes da Baixa de Lisboa estão otimistas em relação às vendas de Natal, perspetivando um aumento em comparação com 2016, enquanto os lojistas do Chiado preveem que a dinâmica seja "semelhante ao ano passado".

Comerciantes de Lisboa preveem dinâmicas diferentes de compras de Natal
Notícias ao Minuto

12:45 - 14/12/17 por Lusa

Economia Reportagem

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), Manuel Sousa Lopes, revelou que o comércio nesta zona da cidade de Lisboa tem estado "muito forte" desde o início de dezembro, avançando -- sem apontar valores concretos - que o negócio "está a números relativamente acima daquilo que foi o princípio do mês de dezembro do ano passado".

"Aquilo que se pode concluir é que o Natal, até agora, tem estado a correr bastante bem", afirmou Manuel Sousa Lopes, explicando que o crescimento se regista nos diversos setores do comércio da Baixa, pelo que "a esperança é muito grande" em termos de resultados finais das vendas de Natal deste ano.

Com uma perspetiva diferente, o presidente da Associação de Valorização do Chiado (AVChiado), Victor Silva, disse que "não se notam grandes diferenças" em termos de vendas de Natal comparativamente ao ano passado, pelo que a dinâmica este ano será idêntica a 2016, ano que "não foi fantástico".

"Não se vê o comércio, de maneira nenhuma, pujante. Em termos de consumo, continua-se a ver a retração que havia no ano passado, nota-se que as pessoas têm pouco poder de compra", declarou à Lusa, advogando que as alterações ao nível dos rendimentos dos portugueses "não têm um resultado prático, pelo menos neste tipo de bens que o Chiado oferece, que são de um valor médio a médio-alto".

Para o presidente da ADBP, o poder de compra pode até nem ser superior, já que "o mais importante é o poder de confiança, que subiu muito em relação a anos anteriores".

"Quando as pessoas estão mais confiantes estão também elas mais disponíveis para fazer compras", frisou Manuel Sousa Lopes.

Apesar das expectativas diferentes para o comércio em época natalícia, os responsáveis das associações da Baixa e do Chiado concordam acerca do papel importante das iluminações para atrair as famílias lisboetas, bem como os turistas portugueses e estrangeiros.

Ainda que as compras de Natal sejam realizadas maioritariamente por portugueses, os dirigentes associativos enaltecem o consumo dos turistas na dinamização do comércio nestas zonas de Lisboa.

"O turismo é o que salva o Chiado. Se não fosse o turismo, neste momento o Chiado estaria com graves problemas por se terem afastado os portugueses", defendeu Victor Silva, apontando como principais problemas a gestão do trânsito automóvel e a falta de transportes públicos com qualidade.

De acordo com o dirigente da AVChiado, "há muita gente a vir ao Chiado, mas depois não se sabe lidar com este fluxo de pessoas, acaba por a montanha parir um rato, porque se não estão criadas condições, as pessoas vão consumir noutro lado".

Neste sentido, o responsável propõe algumas medidas, nomeadamente um serviço de entrega das compras nos domicílios, concertado com a Câmara de Lisboa e os comerciantes.

Em relação à concorrência entre comércio tradicional e grandes superfícies comerciais, o presidente da ADBP advogou que "o comércio nunca é demais desde que seja um comércio que cumpra as suas regras de uma forma geral", acrescentando que a abertura de grandes lojas não prejudica o comércio instalado há mais anos.

No Chiado, mais de 80% das lojas são estrangeiras, apurou o presidente da AVChiado, sublinhando que "já se vão contando pelos dedos" o número de lojas portuguesas.

De forma unânime, os responsáveis das associações da Baixa e do Chiado apelam a que as compras de Natal sejam feitas no comércio tradicional, destacando o atendimento personalizado que existe nestas lojas, para que sejam valorizados os produtos nacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório