Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

PS: Presidente da Câmara de Aveiro parece o "Tio Patinhas"

O vereador socialista na Câmara de Aveiro João Sousa comparou hoje o presidente da autarquia, Ribau Esteves, ao "Tio Patinhas", por estar a gerir o município com "cofres cheios" à custa de os aveirenses estarem a pagar taxas elevadas.

PS: Presidente da Câmara de Aveiro parece o "Tio Patinhas"
Notícias ao Minuto

19:26 - 12/12/17 por Lusa

Economia Vereadores

"Isto parece o Tio Patinhas a nadar numa piscina de notas", disse João Sousa, durante uma conferência de imprensa dos vereadores do PS para analisar as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento para 2018, que foram aprovados na última reunião da autarquia.

O socialista criticou a forma como a maioria PSD/CDS/PPM está a gerir a câmara em termos financeiros, sustentando que a autarquia "está a capitalizar em termos de liquidez valores extremamente elevados em função de estar a cobrar taxas e impostos no valor máximo".

"A Câmara tem a 31 de dezembro 35 milhões de euros na tesouraria. Não está convencionado, nem está afeto a nada. É dinheiro que está disponível para utilização", observou, adiantando que esta receita corresponde a 64% do Orçamento de receita corrente para 2018.

João Sousa insistiu que é possível desonerar as empresas e as pessoas, antecipando "o mais depressa possível" a saída das exigências do Fundo de Apoio Municipal (FAM), ideia que foi defendida pelo PS durante a campanha eleitoral das Autárquicas.

Segundo as contas do vereador do PS, bastaria ao município antecipar 37 milhões de euros para sair das exigências do FAM.

O socialista garante que esta medida está ao alcance do município tendo em conta o saldo de tesouraria existente e a possibilidade de encaixar cinco milhões de euros de venda de património.

"Esta gestão não merece aplausos. Merece sim uma pateada brutal", considerou João Sousa, adiantando que os aveirenses "estão a ser privados das suas capacidades e da sua disponibilidade do seu dinheiro em detrimento de uma liquidez exageradíssima da Câmara".

Na mesma ocasião o vereador Manuel Oliveira de Sousa disse que mais de metade das 203 medidas previstas nas GOP, são "meras intenções e algumas delas nem sequer têm cabimento financeiro".

A Câmara de Aveiro aprovou no dia 07 de dezembro as GOP e o Orçamento de 88,6 milhões de euros para 2018 com os votos contra do PS.

Os documentos vão ser submetidos à apreciação da Assembleia Municipal no dia 20.

A Lusa tentou obter uma reação do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, mas até ao momento tal não foi possível.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório