Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 21º

Quatro adolescentes investigados por ataque a eurodeputado alemão

Ecke, de 41 anos, foi atacado em Dresden, quando estava sozinho a colar cartazes no arranque da campanha eleitoral para as eleições europeias, marcadas para 9 de junho.

Quatro adolescentes investigados por ataque a eurodeputado alemão
Notícias ao Minuto

11:52 - 06/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Alemanha

As autoridades alemãs anunciaram, esta segunda-feira, que estão a investigar quatro adolescentes relacionados com o ataque ao candidato às eleições europeias pelo Partido Social Democrata (SPD), Matthias Ecke, na noite de sexta-feira. 

Ecke, de 41 anos, foi atacado em Dresden, quando estava sozinho a colar cartazes no arranque da campanha eleitoral para as eleições europeias, marcadas para 9 de junho. O eurodeputado precisou de ser operado, segundo a agência de notícias Reuters, e um adolescente de 17 anos entregou-se às autoridades alemãs no dia seguinte.

Após a confissão, os agentes identificaram outros três jovens no domingo e realizaram buscas domiciliárias nas suas habitações. Os suspeitos são todos cidadãos alemães com idades entre os 17 e os 18 anos.

A polícia, citada pela Reuters, não indicou os motivos do crime nem revelou se os adolescentes ainda se encontravam detidos.

O ataque ao eurodeputado, que encabeça a lista do SPD na região da Saxónia para as eleições europeias, não é o primeiro a visar políticos alemães nos últimos meses, fazendo soar os alertas sobre a possibilidade de um crime com motivações políticas.

Após o crime, a ministra do Interior, Nancy Faeser, prometeu "ações duras e medidas de proteção adicionais". "Precisamos de uma maior presença da polícia no terreno, para proteger os políticos democráticos nos stands de campanha e nos eventos", afirmou numa entrevista ao Rheinische Post.

O SPD do estado da Saxónia está a reforçar as medidas de segurança impedindo que, a partir de agora, os seus membros levem a cabo ações de campanha sozinhos. Devem estar sempre em grupos de quatro ou cinco para poderem reagir a potenciais ataques. Além disso, a polícia será informada antecipadamente sobre a colocação de cartazes.

Leia Também: Mais de 2.000 protestam em Dresden contra violência na campanha eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório