Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2018
Tempo
23º
MIN 22º MÁX 25º

Edição

Turismo de Lisboa "confiante" com boas receitas durante época festiva

O diretor do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, disse hoje à agência Lusa estar muito "confiante" em relação às receitas e à ocupação turística durante o Natal e passagem de ano.

Turismo de Lisboa "confiante" com boas receitas durante época festiva
Notícias ao Minuto

16:47 - 12/12/17 por Lusa

Economia Vítor Costa

"Lisboa continua a crescer em número de turistas e receitas e é com grande satisfação que podemos dizer que estamos prestes a fechar o ano com mais um recorde turístico. Tal como a Associação Turismo de Lisboa, também os hoteleiros estão confiantes com as perspetivas para o Natal e passagem de ano, pois Lisboa continua a consolidar-se como destino turístico de eleição em mercados europeus e intercontinentais", afirmou à agência Lusa.

Embora ainda sem número sobre a taxa de ocupação no mês de dezembro, "tudo indica que, à semelhança do resto do ano, vai registar-se uma subida significativa nos indicadores turísticos, em comparação com o período homólogo", revelou Vítor Costa.

"Os dados disponíveis sobre o acumulado do ano evidenciam uma tendência muito positiva, na medida em que, relativamente ao ano anterior, o crescimento de cerca de 10% do número de hóspedes foi acompanhado por um crescimento de 20% da rentabilidade da hotelaria, o que demonstra que estamos a crescer em valor", acrescentou.

Com um lugar cada vez mais consolidado como destino turístico de eleição na Europa, a maioria das nacionalidades dos turistas são francesa, espanhola e alemã, sendo que os mercados que têm crescido mais são os do Brasil (46,6%), Rússia (36,3%), EUA (31,1%) e Reino Unido (15,1%).

Numa altura em que muitos criticam o excesso de turistas na capital, o diretor do Turismo de Lisboa considera que o crescimento do turismo tem sido "muito importante em termos económicos, tem gerado emprego e tem dinamizado a reabilitação de Lisboa".

"Consideramos que Lisboa tem uma relação de sucesso com o Turismo, que é reconhecida pela população. Mais de 90% da população que reside e trabalha em Lisboa tem uma opinião positiva ou muito positiva sobre os turistas e a contribuição do Turismo para a capital portuguesa, de acordo com os dados do estudo da Intercampus realizado para a Associação Turismo de Lisboa, no início deste ano", adiantou.

Vítor Costa sublinhou ainda que, na vertente económica, o Turismo na região de Lisboa gerou 8,4 mil milhões de euros em 2015 e 150 mil empregos.

"É neste quadro otimista que encaramos a garantia da sustentabilidade como o principal desafio dos próximos anos. Na nossa perspetiva, a sustentabilidade não se garante combatendo o Turismo, mas sim melhorando os transportes públicos, os serviços urbanos, a reabilitação da cidade e as condições de usufruição cultural. Ora, se tivermos isto em conta e pensarmos que o Turismo é a principal atividade geradora da riqueza necessária para encarar os desafios, facilmente concluiremos que não há nenhuma contradição", concluiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.