Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Setor financeiro do Brasil não está preparado para economia verde

O setor financeiro brasileiro ainda não está preparado para detectar novas possibilidades criadas pela economia verde, considerou João Cravinho, embaixador da União Europeia (UE) no Brasil.

Setor financeiro do Brasil não está preparado para economia verde
Notícias ao Minuto

06:49 - 29/11/17 por Lusa

Economia João Cravinho

"No caso do Brasil identificamos esta problemática do envolvimento do sector privado e verificamos que ainda não há envolvimento suficiente sobre o tema [economia verde] e, portanto, decidimos contribuir realizando este fórum onde houve grande disseminação de informações sobre estas oportunidades", disse o embaixador ao final do Fórum de Negócios Verdes, realizado por iniciativa da UE em São Paulo, no Brasil.

"Estamos a falar de algo profundo como a transição para uma economia de baixo carbono. Necessitamos criar muitos mecanismos novos de produção e de ter uma atenção maior sobre a questão da emissão de gases de efeito de estufa. Haverá uma alteração do modelo [económico] que vai trazer consigo muitas oportunidades", acrescentou.

No primeiro dia de discussão, Yvon Slingenberg, membro da direção-geral para a Ação Climática da UE, já tinha frisado que a redução da emissão dos gases com efeito de estufa dependerá do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, plataformas de cooperação, novos regulamentos e padrões voltados para os negócios verdes.

O especialista também lembrou que apenas vinte países são responsáveis por 80% das emissões, incluindo o Brasil.

Já André Nahur, coordenador de Alterações Climáticas e Energia da organização não governamental World Wild Fund (WWF) no Brasil, disse que as empresas e o Governo do Brasil precisam mudar a percepção de que a economia verde é um custo para a sociedade e entender que ela traz novas oportunidades de dinamizar o mercado de trabalho.

"O Brasil é o sétimo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, mas, por outro lado, tem um enorme potencial para explorar tecnologias com baixa emissão de carbono e gerar novos empregos que promovam uma economia verde", disse o representante da WWF.

Realizado nos dias 27 e 28 de novembro, o Fórum de Negócios Verdes idealizado pela UE reuniu 75 empresas, 22 instituições financeiras e teve o apoio do Governo brasileiro, da WWF e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório