Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo lança em 15 de dezembro Espaço Comércio em Lisboa

O secretário de Estado Adjunto e do Comércio disse hoje à Lusa que a partir do próximo dia 15 de dezembro vai estar disponível o Espaço Comércio em Lisboa, dirigido ao setor do comércio e serviços.

Governo lança em 15 de dezembro Espaço Comércio em Lisboa
Notícias ao Minuto

07:29 - 28/11/17 por Lusa

Economia Secretário de Estado

"A partir do próximo dia 15 de dezembro, o Governo, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e reagindo positivamente a um desafio que nos foi lançado pela União de Associações do Comércio e Serviços [UACS] de Lisboa, vai lançar um novo espaço: o Espaço Comércio", avançou Paulo Alexandre Ferreira.

Este "é um espaço disponível e pensado para os nossos comerciantes e que visa disponibilizar um catálogo de mais de 140 serviços que são relevantes naquilo que é a sua atividade, seja de início, seja de expansão, alargamento, alteração, seja mesmo de extinção, quando for o caso", acrescentou o governante.

O Espaço Comércio vai disponibilizar "um conjunto de serviços que sejam relevantes do ponto de vista que é a sua interação com a Administração Pública" de um uma forma simplificada e "num ponto único", explicou Paulo Alexandre Ferreira.

Ou seja, vai "tornar mais acessível todo um conjunto de informação que é relevante para que este tipo de agentes económicos possa desempenhar da melhor forma a sua atividade de prestação de serviços", afirmou o secretário de Estado Adjunto e do Comércio.

Neste projeto estão serviços disponibilizados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Direção Geral do Consumidor (DGC), Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e da Câmara de Lisboa, por exemplo.

"Queremos reduzir os custos de contexto para as empresas", sublinhou, recordando que "o Governo, desde a sua génese, tem vindo a fazê-lo no conjunto de medidas que tem vindo a lançar".

O secretário de Estado Adjunto e do Comércio destacou que o Espaço Comércio é "especialmente relevante quando se pensa que as empresas neste setor de atividade - comércio e serviços - são sobretudo micro e pequenas empresas", onde o peso dos custos de contexto são mais significativos.

Por outro lado, o facto de haver um ponto único onde a informação essencial está condensada permitirá que as empresas estejam mais informadas, logo mais cumpridoras.

O objetivo é posteriormente alargar o projeto a todo o país, através de parcerias.

"Este serviço irá ser alargado a outras regiões do país que queiram associar-se a esta parceria", pelo que "queremos ter mais Espaços Comércio em mais pontos do país. Achamos que isto é relevante para a dinamização da iniciativa privada para que também, por esta via, as nossas empresas sejam mais inovadoras", concluiu o governante.

Espera-se que este projeto possa ser implementado em outras regiões do país ao longo do próximo ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório