Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

BEI vai financiar a Science4You em 10 milhões de euros

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai financiar a Science4You, tecnológica especializada na área dos brinquedos educativos, com 10 milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente executivo da empresa portuguesa, Miguel Pina Martins.

BEI vai financiar a Science4You em 10 milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:44 - 06/11/17 por Lusa

Economia Empresas

"O BEI quer apoiar a educação científica das crianças através de um financiamento de 10 milhões de euros, que se traduzirá num instrumento híbrido de dívida e capital, para o desenvolvimento de novos produtos e expansão das vendas, o que permitirá à Science4You crescer ao desenvolver novos produtos e expandir as vendas", salientou o gestor.

Nesse sentido, o BEI e a Science4You assinaram hoje na sede da empresa, em Loures, um acordo para se realizar este investimento, que é garantido pelo Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, o núcleo do Plano de Investimento para a Europa, mais conhecido como 'plano Juncker'.

A assinatura do acordo contou com as presenças do vice-presidente do BEI, Román Escolano, de Miguel Pina Martins, e do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Miguel Pina Martins explicou à Lusa que este é "um investimento muito importante", depois de há dois anos a empresa ter levantado sete milhões de euros da Millennium Capital e da Portugal Ventures.

Este ano, a Science4you apostou na expansão da fábrica no MARL, em Loures, com o objetivo de aumentar o espaço de produção para assim dar resposta ao crescimento da empresa, num investimento de três milhões de euros para os próximos três anos, segundo um comunicado hoje divulgado.

O gestor e fundador da Science4You afirmou também à Lusa que o financiamento do BEI vai permitir "dar um empurrão de investimento" em 'software' e maquinaria à fábrica de Loures e "investir fortemente" no 'e-commerce' (comércio eletrónico).

A empresa vai ainda "investir em 'stocks' [para responder à procura]" e em "'networking' [contactos] internacional de conhecimento da indústria", acrescentou.

No fundo, a maioria deste investimento vai realizar-se em Portugal e terá sobretudo como objetivo financiar o aperfeiçoamento dos processos de produção através da compra de novos equipamentos e licenças, mas a Science4You aposta na Europa como sendo um mercado "com grande potencial" de crescimento.

O apoio financeiro do BEI vai também contribuir para o lançamento de novos produtos da empresa com base no conceito STEM, que combina ciência, tecnologia, engenharia e matemática na criação de brinquedos que fomentam a aprendizagem das crianças.

O gestor referiu à Lusa que os novos brinquedos "vão chegarão a mais crianças" e que a Science4you vai continuar a sua internacionalização, sendo que a quota atual de vendas ao exterior representa 60% do total.

A empresa, fundada em 2008, emprega atualmente mais de 300 pessoas, um número que vai crescer para mais de 660 até ao final de 2020, sendo que as contratações decorrerão, na maioria, em Portugal.

O vice-presidente do BEI que supervisiona as operações do Banco da União Europeia em Portugal, realçou, citado no comunicado, que o acordo mostra que o apoio financeiro da instituição "não atinge apenas projetos e infraestruturas de grande dimensão, mas também empresas mais pequenas dispostas a investir no desenvolvimento e na inovação".

"O apoio às pequenas e médias empresas (PME) é uma das prioridades do banco da União Europeia em Portugal", salientou.

Já o comissário Carlos Moedas considerou que "é muito satisfatório ver empresas portuguesas a utilizarem tão bem o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, sendo que Portugal está atualmente classificado entre os cinco maiores países da União Europeia em investimentos desencadeados em relação ao Produto Interno Bruto (PIB)".

A longo prazo, ao investir na educação das crianças através do conceito STEM, "estamos a desenvolver a próxima geração de cientistas e inovadores", salientou o comissário, também citado no comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório