Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autoeuropa aguarda que administração apresente nova proposta de horários

O novo coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, Fernando Gonçalves, afirmou-se hoje convicto de que a administração da Autoeuropa apresente uma nova proposta de horários de trabalho logo que se reiniciem as negociações entre as duas partes.

Autoeuropa aguarda que administração apresente nova proposta de horários
Notícias ao Minuto

19:07 - 20/10/17 por Lusa

Economia CT

"Estamos à espera que seja a administração a apresentar-nos uma nova proposta face à rejeição da anterior por parte dos trabalhadores, num processo que culminou com a eleição da nova Comissão de Trabalhadores", disse à agência Lusa Fernando Gonçalves, adiantando que "ainda não há data marcada para o início das negociações".

"Neste momento ainda estamos a trabalhar nas propostas apresentadas pelas diferentes listas concorrentes à Comissão de Trabalhadores, para chegarmos a uma posição conjunta que mereça o acordo de todos os elementos que integram a comissão executiva", acrescentou.

Além de Fernando Gonçalves e Armando Lacerda, ambos da Lista E, que venceu as eleições para a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, integram a comissão executiva Fausto Dionísio (Lista D), José Carlos Silva, (Lista C) e Paulo Marques (Lista A).

Contactada pela agência Lusa, a administração da Autoeuropa não adiantou qualquer data para o reatamento do processo negocial, mas disse esperar que o diálogo com a nova Comissão de Trabalhadores "seja produtivo".

"A administração da Volkswagen Autoeuropa e a nova Comissão de Trabalhadores decidirão, em conjunto, os próximos passos do diálogo para a implementação do novo modelo laboral. Espera-se que este processo seja produtivo e que decorra dentro de um período de tempo compatível com a preparação da fábrica para o exigente programa de produção de 2018", refere uma nota da imprensa da Volkswagen Autoeuropa.

Apesar de ainda não haver acordo sobre os novos horários para responder à produção do T-Roc, a fábrica de automóveis de Palmela já está a produzir o novo modelo e o primeiro carregamento do T-ROC, com um total de 1.800 veículos, saiu esta semana do porto de Setúbal com destino a Emden, na Alemanha.

A Autoeuropa estima produzir mais de 200.000 veículos Volkswagen T-Roc em 2018, quase triplicando a produção de 2016, o que levou a empresa a contratar cerca de 2.000 novos trabalhadores e a decidir a abertura de um sexto dia de produção aos sábados, solução que não agrada aos trabalhadores e que esteve na origem da primeira greve por razões laborais realizada na fábrica de Palmela, no passado dia 30 de agosto.

Apesar das divergências sobre o trabalho aos sábados, o novo coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fernando Gonçalves, acredita que as partes vão encontrar uma solução adequada para pôr termo ao conflito laboral na fábrica de automóveis de Palmela, e que levou à rejeição de um pré-acordo estabelecido entre a administração e a anterior Comissão de Trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório