Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Empréstimos concedidos pela banca continuam a cair, mas não tanto

O mês de agosto manteve a tendência homóloga negativa na concessão de crédito, ainda que a quebra tenha sido menos significativa do que nos meses anteriores.

Empréstimos concedidos pela banca continuam a cair, mas não tanto
Notícias ao Minuto

12:03 - 03/10/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

A taxa de variação anual dos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas e às famílias voltou a ser negativa em agosto. Segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, a quebra foi menos intensa do que em julho, apesar de se ter mantido a tendência 'vermelha'. 

"Em agosto de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -3,1%, o que representa um aumento de 0,5 pontos percentuais face a julho. (...)  A taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às famílias foi de -0,6%, superando em 0,2 pontos percentuais a taxa de variação anual do mês anterior. Os empréstimos ao consumo e outros fins apresentaram uma taxa de variação anual de 5,4%, mais 0,1 pontos percentuais do que em julho", pode ler-se no boletim estatístico divulgadp esta terça-feira pelo regulador do sistema financeiro nacional. 

Foi também revelado que o crédito sem pagamento nas empresas caiu 0,1 pontos percentuais para os 14,8%, enquanto nas famílias o rácio ficou na mesma: 4,5%.  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório