Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Aumento da 'almofada financeira' leva a novo máximo da dívida pública

Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal mostram que as dívidas do Estado atingiram o valor mais alto de sempre. mas há uma explicação.

Aumento da 'almofada financeira' leva a novo máximo da dívida pública
Notícias ao Minuto

11:20 - 02/10/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

A estrutura da dívida pública portuguesa continua a alterar-se, fruto de um contexto em que as taxas de juro são muito favoráveis e em que os investidores têm muito dinheiro disponível para apostar em títulos de dívida vistos como seguros.

Em agosto, o Estado português aproveitou para emitir 2,4 mil milhões de euros em títulos de dívida e para reembolsar 800 milhões de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional, trocando dívida cara por dívida com juros bastante mais baixos.

O saldo positivo entre emissões e pagamentos antecipados ao FMI fizeram aumentar a dívida em 1,3 mil milhões de euros, como revela o Banco de Portugal esta segunda-feira, empurrando a dívida pública para um novo máximo histórico de 250,4 mil milhões de euros. Apesar da ultrapassagem da barreira simbólica dos 250 milhões de euros, nem tudo são más notícias.

O Estado aproveitou os baixos custos de financiamento para aumentar os ativos em reserva - a famosa 'almofada financeira' - em cerca de três mil milhões de euros, o que significa que a dívida pública tendo em conta os depósitos registou em agosto uma diminuição de 1,7 mil milhões de euros face ao mês anterior. O dinheiro em falta perante os credores sem contabilizar a 'almofada financeira' atingiu um total de 228,4 mil milhões de euros.

[Notícia atualizada às 11h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório