Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

ISEG melhora previsão de crescimento para entre 2,6% e 3%

O ISEG melhorou hoje a previsão de crescimento da economia portuguesa para o intervalo entre 2,6% e 3% este ano, dois pontos acima da projeção anterior.

ISEG melhora previsão de crescimento para entre 2,6% e 3%
Notícias ao Minuto

13:35 - 29/09/17 por Lusa

Economia OE2017

Na síntese de conjuntura de setembro hoje divulgada, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) refere que, "atendendo ao desempenho do primeiro semestre, à evolução dos principais agregados da procura no passado recente, ao andamento dos indicadores e às previsões mais positivas para o crescimento da área do euro em 2017, o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] é revisto para um intervalo entre 2,6% e 3%".

Os economistas do ISEG referem que o seu indicador de tendência da atividade global "cresceu fortemente na segunda metade de 2016 e primeiro trimestre de 2017 e, desde então, surge mais estável com ligeiras oscilações", sendo que em julho, o último mês para o qual há dados completos disponíveis, este indicador "subiu ligeiramente, sobretudo impulsionado pelo bom desempenho da produção industrial".

No entanto, consideram que "não é possível, com estes poucos dados, ser muito conclusivo em relação à evolução da economia no terceiro", destacando que, "no conjunto, não há evidência de aceleração do crescimento", mas que "também não há evidência de desaceleração".

O ISEG prefere, por isso, esperar pelos dados de agosto para apresentar a estimativa de crescimento económico no terceiro trimestre.

Para o conjunto de 2017, a projeção está agora num intervalo entre os 2,6% e os 3%, o que constitui uma revisão em alta face à anterior, que apontava para um crescimento anual do PIB continua entre os 2,4% e os 2,8%.

A estimativa oficial mais recente do Governo aponta para um crescimento da economia de 1,8% este ano, depois de ter crescido 1,4% em 2016. No entanto, o Governo já tem admitido um crescimento anual superior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório