Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Wall Street fecha em baixa. Acaba com série de recordes de vários índices

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, o que terminou uma série de recordes consecutivos de vários índices, como o Dow Jones Industrial Average, que já ia em sete.

Wall Street fecha em baixa. Acaba com série de recordes de vários índices
Notícias ao Minuto

22:57 - 21/09/17 por Lusa

Economia Bolsas

Esta inversão de tendência, ocorrida um dia depois de a Reserva Federal (Fed) ter terminado uma reunião de política monetária sem novidades relevantes, foi atribuída à baixa das ações da Apple.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average cedeu 0,24% (53,36 pontos), para as 22.359,23 unidades.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq recuou 0,52% (33,35), para os 6.422,69 pontos, e o S&P 500 perdeu 0,30% (7,64), para os 2.500,60.

"Os índices tinham subido muito na expectativa dos anúncios da Fed (quarta-feira), que não trouxeram grandes surpresas", destacou Sam Stovall, de CFRA, sublinhando que "os investidores estão simplesmente a realizar alguns ganhos, enquanto esperam o próximo ciclo relevante de informações, que vai ser sem dúvida a época dos resultados trimestrais".

Como antecipado, a Fed decidiu na quarta-feira reduzir progressivamente as suas injeções massivas de liquidez no sistema financeiro, que tem sido uma medida de apoio à economia iniciada depois da crise financeira de 2008. Também deu a entender que continuava a admitir fazer uma terceira subida de taxas de juro este ano.

Para Phil Davis, da PSW Investments, os anúncios da Fed não são tão neutros assim.

"Foi preciso algum tempo para que os investidores se realizassem o que significa uma nova subida das taxas e a redução do programa de compra de ativos para o mercado acionista", estimou.

Os investidores em Wall Street têm, com efeito, beneficiado nos últimos anos da generosidade da Fed, que lhes tem permitido designadamente endividarem-se a taxas baixas.

"Entre o endurecimento da Fed e o impacto dos furacões sobre o produto interno bruto do terceiro trimestre ou sobre os resultados de algumas empresas, como as companhias aéreas, os investidores têm numerosas razões para questionarem o facto de (os índices) estarem em níveis recorde", avançou.

Os índices também foram travados hoje pela desvalorização da Apple, que perdeu 1,72%, na véspera de apresentar dois novos modelos do seu produto emblemático, os iPhone 8 e 8 Plus. Este grupo representa a maior capitalização bolsista dos EUA.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório