Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trabalhadores da TAP no aeroporto do Porto vão estar em greve

Os trabalhadores ao serviço da empresa TAP Portugal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vão fazer greve entre os dias 05 de setembro e 05 de outubro devido à "deterioração" das relações laborais, anunciou hoje o sindicato.

Trabalhadores da TAP no aeroporto do Porto vão estar em greve
Notícias ao Minuto

20:00 - 30/08/17 por Lusa

Economia Paralisação

A greve implica uma paralisação diária entre as 12:00 e as 14:00 e a não realização de trabalho extraordinário, afetando apenas a escala do Porto, referiu hoje o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes da Área Metropolitana do Porto (STTAMP), em comunicado enviado à Lusa.

Uma das razões invocadas para a paralisação é a "completa deterioração" das relações laborais entre trabalhadores e chefia da Escala TAP, no que diz respeito especificamente à do Porto, "em clara violação tanto da regulamentação interna da empresa, no que concerne por exemplo ao Código de Ética do Grupo TAP e ao regulamento de limitação de poderes de chefia", disse.

O sindicato sublinha existir por parte das chefias uma "clara tendência para a prepotência e autoritarismo".

Outros dos motivos enumerados são a não contabilização de trabalho extraordinário em prolongamento/antecipação ou por falta de intervalo de refeição, a "desconfiança e colocação em dúvida quanto à boa-fé dos trabalhadores em relação a esquecimentos de picagem", a "ineficiente organização dos tempos de trabalho" e a "desconsideração pelas opiniões dos trabalhadores", demonstrando um "grosseiro desrespeito pelo valores daqueles que todos os dias são a cara da companhia".

"Esta linha de atuação de ostensiva falta de capacidade de gestão das relações humanas, a par dos constantes tiques absolutistas que pairam na gestão operacional, cava cada vez mais fundo o fosso da dialética trabalhador/entidade patronal, atirando para os mínimos os níveis de motivação dos trabalhadores", entendeu a entidade sindical.

O sindicato disse ainda verificar-se a ausência de resposta aos sucessivos pedidos de adesão ao Acordo de Empresa por parte desta organização sindical, em claro detrimento e desprestígio pelas relações laborais e institucionais no que concerne aos trabalhadores representados pelo STTAMP.

A Lusa tentou obter esclarecimentos da TAP Portugal, mas não foi possível até ao momento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório