Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo antecipa pagamento de mais 797 milhões de euros ao FMI

Tal como estava planeado, Portugal devolveu antes do prazo mais uma parte do dinheiro emprestado pela troika durante o programa de resgate.

Governo antecipa pagamento de mais 797 milhões de euros ao FMI
Notícias ao Minuto

12:44 - 28/08/17 por Bruno Mourão

Economia Dívidas

O boletim mensal da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública [IGCP] confirma mais um reembolso antecipado do empréstimo do FMI, o mais caro financiamento do Estado português do programa de resgate. 

"O IGCP concretizou em agosto um reembolso antecipado do empréstimo do FMI, no montante de SDR 668 milhões, elevando a percentagem paga para 63% do empréstimo total inicial do FMI. Estes reembolsos correspondem a amortizações de capital que originalmente eram devidas em março e abril de 2020", pode ler-se no documento oficial divulgado esta segunda-feira pelo IGCP. Os SDR referem-se às unidades financeiras utilizadas pelo FMI, calculadas através de um cabaz das moedas mais importantes do mundo; o montante referido é equivalente a cerca de 797 milhões de euros. 

Num contexto muito favorável nos mercados, com juros historicamente baixos provocados pelo apoio de liquidez do Banco central Europeu, o empréstimo do FMI é um dos mais caros para Portugal. O IGCP assumiu como objetivo o reembolso antecipado progressivo dos valores emprestados para poder financiar-se nos mercados com juros mais baixos e mudar o perfil da dívida portuguesa para uma posição mais favorável. 

Até ao final do ano, espera-se que as devoluções antecipadas continuem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório