Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

PIB cresceu 2,8% no segundo trimestre de 2017

O PIB de Portugal cresceu 2,8% no segundo trimestre de 2017, em comparação com igual período do ano anterior.

PIB cresceu 2,8% no segundo trimestre de 2017
Notícias ao Minuto

11:04 - 14/08/17 por Goreti Pera

Economia INE

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, em termos homólogos, 2,8% em volume no segundo trimestre de 2017. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam uma taxa idêntica à verificada no trimestre anterior.

Segundo reporta o INE, “a procura externa líquida registou um contributo ligeiramente negativo para a variação homóloga do PIB, refletindo uma mais acentuada desaceleração em volume das exportações de bens e serviços do que das importações de bens e serviços”. Por sua vez, “a procura interna manteve um contributo positivo elevado, superior ao do trimestre precedente, em resultado da aceleração do investimento”.

comparativamente ao primeiro trimestre de 2017, o PIB aumentou 0,2% em termos reais (variação em cadeia de 1,0% no trimestre anterior). “O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo. Em contrapartida, o contributo da procura interna aumentou devido à evolução do investimento, em que o contributo quer da variação de existências, quer da FBCF foram positivos, o desta última inferior ao observado no trimestre anterior”, explica o INE numa nota emitida esta segunda-feira.

Os resultados, ainda que menos positivos do que o esperado, vão de encontro às previsões dos analistas, que antecipavam um crescimento homólogo de 3% e em cadeia de 0,4%, em média.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório