Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"Tudo leva a crer que houve uma falha no abastecimento ao aeroporto"

O presidente executivo da Galp afirmou hoje que "tudo leva a crer" que a falha no abastecimento de combustível em 10 de maio no aeroporto de Lisboa, que cancelou uma centena de voos, tenha resultado de uma "falha do equipamento".

"Tudo leva a crer que houve uma falha no abastecimento ao aeroporto"
Notícias ao Minuto

16:27 - 31/07/17 por Lusa

Economia Galp

" Há uma equipa que está ainda a avaliar o que aconteceu no tema do aeroporto. Não queria ainda tirar conclusões definitivas, mas tudo nos leva a crer que houve uma falha de material, do equipamento", afirmou Carlos Gomes da Silva, quando questionado sobre o problema no sistema de abastecimento de combustível ocorrida em 10 de maio no aeroporto de Lisboa.

O sistema de abastecimento de combustível ao aeroporto de Lisboa é da responsabilidade do Grupo Operacional de Combustíveis (GOC), liderado pela Petrogal, do grupo Galp, e que reúne a Repsol, BP e OZ.

De acordo com o presidente executivo da Galp, "nas próximas duas ou três semanas" estará concluída a investigação às causas da ocorrência, referindo que as empresas que integram o GOC estão a trabalhar em parceria com a ANA, empresa gestora dos aeroportos e responsável pela infraestrutura que permite o abastecimento dos aviões.

"Quisemos perceber na plenitude. Importa tirar as lições, porque é um evento único e nunca acontecido, para não voltar a acontecer", realçou Carlos Gemes da Silva, em conferência de imprensa, no dia em que a petrolífera divulgou os resultados relativos ao primeiro semestre.

Segundo o responsável, foi feita uma "análise profunda a toda a sequência de eventos" do processo de abastecimento de aviões, realçando que "uma instalação aeroportuária é sempre tida com especial cuidado".

A interrupção no abastecimento aos aviões no aeroporto de Lisboa em 10 de maio afetou 41.681 pessoas, levou ao cancelamento de 97 voos, outros 202 descolaram com atraso e 12 tiveram de divergir para outros locais.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa está a investigar a falha no abastecimento de combustível, um inquérito que foi aberto na sequência de uma participação apresentação pela ANA -- Aeroportos de Portugal, cujo presidente executivo anunciou disse ter como objetivo vir a ser reclamada uma indemnização por parte da concessionária.

"Apresentámos um pedido de investigação ao Ministério Público e contratámos uma empresa especialista em combustível para apurar a causa" do incidente, disse, entretanto, aos deputados o presidente executivo da ANA, Carlos Lacerda, numa audição no parlamento.

A empresa contratada pela ANA é a Bureau Veritas, que se apresenta na sua página na internet como "líder mundial em Testes, Inspeções e Certificação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório