Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Empresas exportadoras representam quase um terço dos negócios em Portugal

Apesar de serem uma clara minoria do setor empresarial em Portugal, as sociedades com perfil exportador são responsáveis por uma grande fatia do volume de negócios do setor não-financeiro.

Empresas exportadoras representam quase um terço dos negócios em Portugal
Notícias ao Minuto

11:26 - 31/07/17 por Bruno Mourão

Economia INE

A exportação continua a ser uma grande arma para as empresas portuguesas e segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, é um fator decisivo para aumentar o volume de negócios das empresas por comparação com o restante setor não financeiro. 

"No período 2010-2015, existiam em média em Portugal 20.362 sociedades com perfil exportador, representando 5,6% do total de sociedades não financeiras, 32,6% do volume de negócios gerado e 21,5% do pessoal ao serviço", refere o INE num destaque estatístico divulgado esta manhã. 

Para que não restem dúvidas sobre o efeito das exportações nas empresas, o INE esclarece que "entre 2010-2015, as sociedades com perfil exportador registaram, em termos gerais, melhores resultados nos seus rácios económico-financeiros, comparativamente às sociedades sem perfil exportador" e que "a autonomia financeira das sociedades com perfil exportador superou em 5,4 pontos percentuais o resultado das restantes sociedades". 

"No período em análise, a dimensão média destas sociedades em termos de volume de negócios e de pessoal ao serviço foi respetivamente de 5.039.733 euros e 28 pessoas, o que compara com 621.196 euros e 6 pessoas para as sociedades sem esse perfil. Entre as sociedades com perfil exporta", pode ainda ler-se no documento.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório