Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Subida dos preços na produção industrial desacelera em junho

Os preços na produção industrial desaceleraram em junho relativamente ao mesmo mês de 2016, ao subir 2,7%, depois do crescimento de 4,1% em maio, enquanto na comparação mensal desceram 0,2%, informou hoje o INE.

Subida dos preços na produção industrial desacelera em junho
Notícias ao Minuto

11:07 - 19/07/17 por Lusa

Economia Inflação

O Índice de Preços na Produção Industrial, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revela ainda que, no segundo trimestre, a variação homóloga (face ao mesmo período de 2016) foi de 3,9%, em baixa relativamente ao valor apresentado nos três meses precedentes, quando foi 4,5%.

O abrandamento do índice agregado em junho na comparação homóloga "foi determinado sobretudo pela evolução do agrupamento de energia, que passou de uma variação de 16,3% em maio para 8,9% em junho", explica o INE.

Excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial registaram um aumento de 1,3%, desacelerando 0,1 pontos percentuais face ao observado em maio.

A área das indústrias transformadoras registou uma subida homóloga de 1,8% (quando em maio foi de 3,1%).

Na análise do segundo trimestre, o INE refere que o agrupamento de energia foi o que mais influenciou a variação do índice trimestral, com um contributo de 2,7 pontos percentuais resultante do aumento de 14,5% (20,3% no trimestre anterior).

Sem a área da energia, os preços na produção industrial aumentaram 1,4% no trimestre (variação de 0,9% no primeiro trimestre). O índice das indústrias foi aquele que mais contribuiu para a variação do índice total.

Na variação mensal, os preços na produção industrial apresentaram, em junho, uma descida de 0,2% (uma subida de 1,2% no mesmo período de 2016).

A variação do índice total "foi particularmente influenciada pelo contributo da secção das indústrias transformadoras (menos 0,3 pontos percentuais), originado pela variação mensal de menos 0,3% (0,9% em junho de 2016)", aponta o INE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório