Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2017
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Construtoras portuguesas com obras de 25 milhões no Cuito Cuanavale

Duas construtoras de origem portuguesa foram escolhidas pelo Governo angolano para empreitadas a realizar na histórica localidade do Cuito Cuanavale, no sul do país, que no total rondam os 25 milhões de euros.

Construtoras portuguesas com obras de 25 milhões no Cuito Cuanavale
Notícias ao Minuto

09:51 - 17/07/17 por Lusa

Economia Angola

A primeira empreitada foi atribuída, por despacho assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, de 04 de julho e ao qual a Lusa teve hoje acesso, à Tecnovia Angola, e envolve a reabilitação da estrada de acesso ao local da histórica Batalha do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, com uma área total de 30.500 metros quadrados.

A empreitada, no valor de 2.041 milhões de kwanzas (10,7 milhões de euros), envolve ainda a reabilitação da Parada do Triângulo do Tumpo, neste caso com uma área de 11.628 metros quadrados.

No texto da adjudicação é referido que o Governo angolano pretende "conferir maior dignidade" ao local daquela batalha, que teve lugar em 1988, "assim como facilitar o seu acesso à população, bem como homenagear todos aqueles que participaram da mesma".

A batalha do Cuito Cuanavale, no conflito civil angolano, considerado o maior combate militar em África após a segunda guerra mundial e que então envolveu forças do Governo angolano, da UNITA e da África do Sul, comemora o trigésimo aniversário em 2018.

A região insere-se no chamado "Triângulo do Tumpo", considerado o ponto principal dos combates do Cuito Cuanavale, ocorridos a 23 de março de 1988.

Além da evolução da situação política e militar em Angola, a batalha do Cuito Cuanavale é considerada como decisiva na independência da vizinha Namíbia, concluída em 1990, então ocupada pela África do Sul e após ter sido colónia da Alemanha.

Além da obra atribuída à TECNOVIA, o Governo angolano escolheu a AFAVIAS, construtora de origem portuguesa, para a obra de contenção e estabilização das ravinas da pista do aeroporto do Cuito Cuanavale, a adjudicar pelo Ministério da Construção por 2.627 milhões de kwanzas (13,9 milhões de euros).

O Governo angolano, que se declarou vencedor da batalha do Cuito Cuanavale, propôs em 2016, na reunião do conselho de ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a instituição de 23 de março como Dia da Libertação da África Austral.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ser o primeiro a saber será ainda mais rápido

Descarregue a aplicação e aceda a toda a informação do Notícias ao Minuto por smartphone ou tablet de uma forma mais cómoda, intuitiva e imediata.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório