Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Pedrógão Grande: Fórum do BCE arranca com minuto de silêncio

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) quis hoje homenagear as vítimas dos incêndios que devastaram a região centro de Portugal na semana passada, pedindo um minuto de silêncio no lançamento do Fórum do BCE, em Sintra.

Pedrógão Grande: Fórum do BCE arranca com minuto de silêncio
Notícias ao Minuto

21:00 - 26/06/17 por Lusa

Economia Homenagem

Mario Draghi recordou a "terrível tragédia" que assolou Portugal há uma semana, pedindo às dezenas de personalidades que participam nos trabalhos do Fórum do BCE para respeitarem um minuto de silêncio "em memória àqueles que perderam a vida".

O líder do BCE anunciou ainda que a instituição que preside vai fazer uma "doação" em nome próprio, que será "complementar à doação do Banco de Portugal", sem especificar os valores em causa, mas desafiando os participantes no evento de outras instituições a juntarem-se a esta iniciativa.

O BCE volta a reunir em Sintra, a partir de hoje, cerca de 150 personalidades do mundo da política monetária e financeira para debater o investimento e o crescimento das economias desenvolvidas.

Mario Draghi deu início aos trabalhos, com o habitual discurso num jantar de boas-vindas às dezenas de economistas e responsáveis internacionais que participam no 'ECB Forum on Central Banking', em Sintra, que é dedicado este ano ao 'Investimento e Crescimento nas Economias Desenvolvidas'.

Os incêndios que deflagraram na região centro, há uma semana, provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos e só foram dados como extintos no sábado.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

A área destruída por estes incêndios - iniciados em Pedrógão Grande, no distrito de Leira, e em Góis, no distrito de Coimbra - corresponde a praticamente um terço da área ardida em Portugal em 2016, que totalizou 154.944 hectares, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna divulgado pelo Governo em março.

Das vítimas do incêndio que começou em Pedrógão Grande, pelo menos 47 morreram na Estrada Nacional 236.1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, concelhos também atingidos pelas chamas.

O fogo chegou ainda aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

O incêndio de Góis, que também começou no dia 17, atingiu ainda Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório