Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Futuro de Portugal nas mãos de tribunal germânico

O Tribunal Constitucional alemão está analisar a legalidade do programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE), um plano decisivo para Portugal regressar aos mercados e conseguir financiar-se no período pós-troika, conta esta quarta-feira o Diário Económico.

Futuro de Portugal nas mãos de tribunal germânico
Notícias ao Minuto

08:39 - 12/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Pós-troika

O regresso de Portugal aos mercados está, neste momento, nas mãos da Alemanha. Os juízes do Tribunal Constitucional daquele país estão por estes dias a verificar se o programa de compra de dívida do BCE, o ‘Outright Monetary Transactions’ (OMT), viola ou não as regras da Constituição alemã.

Se a instituição considerar ilegal este programa, Portugal perde um dos seus maiores trunfos para regressar aos mercados no período pós-troika e, assim, evitar um segundo resgate.

O Diário Económico explica que esta questão está em debate depois de mais de 35 mil alemães terem apresentado queixa contra o que consideram ser uma forma dissimulada de o BCE financiar directamente os países da zona euro.

Apesar deste aparato, a Comissão Europeia já veio dizer que não está preocupada. Ao mesmo tempo, o presidente do BCE, Mario Draghi, manifestou “total confiança na independência do Tribunal alemão (…) e na sua capacidade para examinar com profundidade e justiça todas as recomendações”.

Porém, qualquer decisão sobre esta matéria só deverá ser conhecida “depois das eleições [legislativas alemãs] em Setembro”, defende o economista do BNP Paribas, Ricardo Santos, em declarações ao Diário Económico.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório