Um pequeno avião, que tinha como destino o Aeroporto de Santa Maria, nos Açores, despenhou-se, na terça-feira, a leste de St. John's (São João da Terra Nova), no Canadá, estando em curso buscas pelo piloto.
Segundo a CBS, que cita o Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá, a aeronave, um Air Tractor AT-802, despenhou-se no mar, a cerca de 130 milhas náuticas da cidade, cerca das 09h00 (05h00 em Lisboa).
O tenente-coronel Len Hickey, do Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento em Halifax, disse à estação que foi recebido um sinal de emergência e foram enviadas equipas de salvamento para a zona. O avião tinha um só ocupante a bordo.
"Um pontão do avião foi visto à superfície, bem como um bote salva-vidas cor de laranja. Havia também um pouco de destroços, e o helicóptero Cormorant confirmou que o bote salva-vidas estava vazio", disse Hickey.
O responsável adiantou que a aeronave, de propriedade norte-americana, tinha partido do Aeroporto Internacional de St. John e vinha para Portugal.
As condições de busca pioraram na noite de terça-feira, mas os meios mantiveram-se no local, e foi também encontrada uma mancha de óleo na água.
O AT-802 é um monomotor a hélice que a Air Trator classifica como um avião agrícola, frequentemente utilizado para a pulverização de pesticidas. Também pode ser adaptado para o combate a incêndios.
Numa publicação divulgada no Facebook, o Aeroporto de Santa Maria confirmou que o avião tinha como destino aquele aeroporto e devia chegar pelas 19h35 (20h35 em Lisboa).
Sublinhe-se que o AT-802 é um avião monomotor a hélice que a Air Tractor classifica como uma aeronave agrícola, frequentemente utilizada para pulverizar pesticidas. Também pode ser adaptado para fins de combate a incêndios.
Leia Também: Recluso em estado grave após passar dias sem roupa em cadeia dos Açores