Funeral do Papa foi assumido por "pessoa anónima". Quanto terá pago?

Valor das cerimónias poderá ter chegado aos três milhões de euros.

Notícia

© Vaticano

Notícias ao Minuto
30/04/2025 11:47 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Papa Francisco

O funeral do Papa Francisco foi assumido por uma "pessoa anónima", mas poderá ter custado até três milhões de euros. Ainda assim, este valor é inferior ao que foi gasto nas cerimónias fúnebres de anteriores líderes da Igreja Católica. 

 

O valor oficial, importa sublinhar, não foi divulgado pelo Vaticano, mas os números são avançados pela imprensa internacional. O espanhol ABC conta que o preço total do funeral poderá ter oscilado entre 1,5 milhões e três milhões de euros.

Ainda assim, importa referir que este montante representa metade do que custou o funeral de João Paulo II, há 20 anos. Até porque, recorde-se, o Papa Francisco sempre demonstrou a vontade de ter uma cerimónia mais simples. 

Quem assumiu estes custos? O padre Jorge Oliveira disse à SIC Notícias que o funeral do Papa foi "pago por uma pessoa que quis pagar de forma anónima", acrescentando que tudo o que aconteceu foi "simples" e não terá sido divulgado antecipadamente.

De acordo com o 20minutos, não se sabe a identidade da pessoa que assumiu os encargos do funeral, mas terá sido em 2022 que esse "indivíduo misterioso" tomou esta decisão, tendo disponibilizado os fundos para a Igreja

O mesmo site espanhol dá conta que o Vaticano poderá conhecer a sua identidade, já que, segundo o testamento do pontífice, a única pessoa com instruções claras sobre como o pagamento seria feito foi o comissário extraordinário da basílica papal, Rolandas Makrickas. 

De sublinhar que o túmulo do Papa Francisco já estava pronto há vários meses, na Basílica de Santa Maria Maior, uma das cinco basílicas de Roma.

Francisco sepultado em privado na Basílica de Santa Maria Maior

Francisco sepultado em privado na Basílica de Santa Maria Maior

O corpo do Papa Francisco entrou cerca das 13h00 locais de hoje no interior da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde, por sua vontade expressa, ficará sepultado, em vez de entre os muros do Vaticano.

Lusa | 13:03 - 26/04/2025

Leia Também: Luto pelo Papa reacende debate sobre a laicidade do Estado português

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas