Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Capital estrangeiro responsável por 92% das transações em imóveis

O capital estrangeiro foi responsável por 92% do total de 359 milhões de euros transacionados em imobiliário comercial em Portugal no primeiro trimestre deste ano, segundo um estudo divulgado hoje.

Capital estrangeiro responsável por 92% das transações em imóveis
Notícias ao Minuto

20:16 - 05/06/17 por Lusa

Economia Estudo

De acordo com o estudo Portugal Market Pulse, da consultora JLL, "os investidores nacionais mantêm um peso reduzido no volume investido (8%), apesar de terem realizado cinco das onze operações registadas no mercado nestes primeiros três meses do ano".

Este ano "começou muito dinâmico e, apesar de se terem fechado algumas operações que se encontravam em 'pipeline' [carteira] em 2016, muitas outras ainda estão por concluir: se a maioria dos negócios que estão em curso forem efetivamente concluídos, antevemos o melhor ano de sempre, com a possibilidade de se transacionarem mais de 2 mil milhões de euros", antecipa Fernando Ferreira, Head of Capital Markets, da JLL, citado em comunicado.

Nos primeiros três meses deste ano, o retalho e os escritórios - com pesos de, respetivamente, 61% e 26% do capital investido - mantiveram-se como os segmentos mais ativos, embora a hotelaria também se tenha destacado, com a transação do Lux Park Hotel.

A maior operação do trimestre foi registada no setor do retalho - a venda do Vila do Conde Outlet, por 130 milhões de euros -, seguindo-se, nos escritórios, a venda do edifício Entreposto, em Lisboa, por 65,5 milhões de euros.

No primeiro trimestre deste ano, a ocupação de escritórios cresceu 34% em termos homólogos para os 43.641 metros quadrados (m2), mais de 60% acima da média trimestral dos últimos cinco anos, fixada em cerca de 27.000 m2.

O comércio de rua "também se mantém muito ativo e com boa procura, quer em Lisboa quer no Porto", com as rendas no trimestre a subirem 8% no Chiado, em Lisboa (para os 130 euros/m2/mês), e cerca de 20% na Rua de Santa Catarina, no Porto (para os 60 euros/m2/mês).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório