Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Norges Bank torna-se um dos principais acionistas do BCP

O norueguês Norges Bank reforçou a participação no BCP para 2,63%, segundo informação hoje comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo atualmente o terceiro maior investidor do banco português.

Norges Bank torna-se um dos principais acionistas do BCP
Notícias ao Minuto

16:05 - 29/05/17 por Lusa

Economia Banca

A participação hoje comunicada ao mercado resultou de uma "transação efetuada no dia 25 de maio de 2017", colocando a empresa que gere o maior fundo soberano do mundo com uma participação acima dos 2,15% detidos pelo Grupo EDP, segundo o 'site' do BCP.

Contudo, a estrutura acionista que consta no portal do BCP refere-se às participações dos seus acionistas em 31 de dezembro de 2016 e no caso da EDP só há obrigação de divulgar ao mercado oscilações de posição se forem abaixo de 2% ou acima de 5% do capital social.

A Lusa contactou, por isso, o BCP que indicou que em fevereiro, após o aumento de capital do banco, a EDP mantinha os 2,15%.

O principal acionista do BCP é o grupo chinês Fosun com cerca de 25%, seguido da petrolífera Sonangol com cerca de 15%.

Quanto ao terceiro maior acionista, segundo as informações de hoje, será o Norges Bank - cuja participação no banco tem oscilado nos últimos meses -, com 2,63% do capital. Já o grupo EDP, um antigo acionista do banco, será agora o quarto maior investidor, com 2,15%.

O BCP apresentou este mês lucros de 50,1 milhões de euros no primeiro trimestre, uma subida de 7,0% face ao lucro de 46,7 milhões de euros em igual período do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório