Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Centeno assume presidência do Conselho de Governadores do BEI

O ministro português sucede ao ministro das Finanças da Polónia. O mandato terá a duração de um ano.

Centeno assume presidência do Conselho de Governadores do BEI
Notícias ao Minuto

18:17 - 24/05/17 por Ana Lemos

Economia Cargo

O ministro das Finanças "assumiu hoje a presidência do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento (BEI), sucedendo ao ministro das Finanças da Polónia", lê-se no comunicado do gabiente de Mário Centeno, enviado esta tarde às redações.

O mandato "terá a duração de um ano". Refira-se que, "esta nomeação é automática e decorre do esquema de rotação estabelecido pelo Banco, baseado na ordem alfabética dos Estados Membros em língua inglesa".

Enquanto presidente do Conselho do BEI, Mário Centeno "presidirá à reunião anual do Conselho de Governadores – composto pelos restantes ministros das Finanças da União Europeia – que deverá ocorrer em maio de 2018, bem como a eventuais reuniões extraordinárias do Conselho que venham a ser agendadas".

Fundado em 1958, no seguimento da entrada em vigor do Tratado de Roma, o "principal objetivo" do BEI "é a promoção do desenvolvimento do mercado interno da União Europeia, através da concessão de financiamento a longo prazo, de garantias e de assistência técnica". Assim como, "a promoção da coesão económica, social e territorial na UE".

No comunicado, o Ministério das Finanças refere que "o volume de financiamento do BEI em 2016 foi de 83,75 mil milhões de euros" e lembra que Portugal tornou-se "acionista do BEI em 1986, com a adesão à então Comunidade Económica Europeia".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório